BRASIL

Abertura do Ano Maçônico em Fortaleza-CE

Fortaleza sediou neste final de semana a Abertura do Ano Maçônico de 2024 do Grande Oriente do Brasil – GOB potência maçônica que possui mais de 200 anos de atuação no Brasil. A referida instituição teve ao longo do tempo papel relevante em diversos acontecimentos históricos, que mudaram os rumos da sociedade, como se observa ao estudar a história do Brasil.

O anfitrião foi Leonardo Monteiro, Eminente Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil no Estado do Ceará – GOB Ceará. A solenidade oficial de abertura contou com a presença de Ademir Candido, Soberano Grão-Mestre Geral e Adalberto Aloiso Eyng Sapientíssimo Grão-Mestre Geral Adjunto, Sapientíssimo Ricardo Volpe Maciel Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa e suas respectivas comitivas. Além disso, estiveram presentes comitivas dos estados da federação e do Distrito Federal, bem como autoridades maçônicas diversos corpos filosóficos ligados ao GOB.

A participação no evento incluiu também as entidades Paramaçônicas, que são Fraternidade Feminina – Frafem (esposas de maçons), Ordem DeMolay (jovens rapazes), Filhas de Jô (jovens moças), Ação Paramaçônica Juvenil – APJ (grupo para rapazes e moças) e Bodes do Asfalto (grupo de motociclistas). As mencionadas instituições detêm papel fundamental para a maçônica do GOB, sobretudo porque é responsável pelo maior engajamento da família nas atividades maçônicas.

O objetivo do evento é realizar um conjunto de atividades para a família maçônica, proporcionando o congraçamento, bem como estreitar os laços de fraternidade, que é alicerce fundamental da maçonaria. Além disso, serão tratadas sobre as principais diretrizes e alinhamento das estratégias e ações para o ano que se inicia. Por isso, a solenidade se reveste de grande importância para a comunidade maçônica do Brasil.

A programação ao longo dos três dias incluiu a recepção das autoridades na sexta-feira, seguida por um sábado movimentado com palestras e a sessão solene de abertura do ano maçônico, culminando em uma festa de encerramento. O domingo reservou um passeio turístico pela bela cidade de Fortaleza, enriquecendo ainda mais a experiência fraterna e cultural.

O evento ocorre em um momento ímpar do GOB Ceará. A instituição vem ao longos de décadas de atuação no estado construindo uma história amparada nos princípios e valores da liberdade, igualdade e fraternidade, base da maçonaria universal, além de atuar nas diversas ações para edificar uma sociedade mais justa e solidaria.

CRONOLOGIA DO EVENTO

Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil chega em solo Cearense para Aberura do Ano Maçônico de 2024

19/01 O Soberano irmão ADEMIR Cândido da Silva chega com sua comitiva em Fortaleza-CE para abertura do Ano Maçônico em 2024 e é recepcionado pelo Grão-Mestre Estadual e anfitrião do evento – o Eminente Leonardo Monteiro e sua companheira e presidente da FRAFEM-CE – a cunhada Andressa Aguiar Monteiro.

O GMG do GOB chegou acompanhado com parte da sua comitiva – o GMGA Sapientíssimo irmão ADALBERTO Eyng, o Vice-presidente do Conselho Federal Eduardo Telles, a Presidente Nacional da Frafem e vice respectivamente Virgínia Montagnana e Elizabete Souza Eyng e o Secretário Geral Adj José Aparecido Montagnana.

19/01 O Eminente irmão Leonardo esteve acompanhado de vários maçons e da família maçônica na recepção do Soberano no Aeroporto e todos em suas manifestações estão com grandes expectativas do evento que será a maior abertura desde a primeira oficialmente no Piauí.

Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva e o Sapientíssimo irmão Adalberto Eyng, clicados ao lado das cunhadas da FRAFEM durante o coquetel de recepção da abertura do ano maçônico tendo como anfitrião o GOB-CE.

Abertura do Ano Maçônico do GOB 2024 em Fortaleza-CE, com a Palestra A VIRTUDE COMO IDEAL proferida pelo Soberano irmão Ademir Cândido da Silva

20/01 Aconteceu na manhã de sábado no Salão Buriti 1 do Hotel Mareiro, em Fortaleza-CE, palestra do Soberano Irmão ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, GMG do GOB.

O evento fez parte da Abertura do Ano Maçônico de 2024, onde o GOB vai expor as diretrizes para a gestão de nossa Obediência em nível nacional.

Além do Soberano Ademir Cândido, estiveram presentes acompanhando sua comitiva o Sapientíssimo GMGA Adalberto Aluízio Eyng, os Secretários Gerais Maurílio Gomes de Oliveira, ArquiARIano Bites Leão, Arlindo Chapetta, Mário Monteiro Chaves, Eliseu Kadesh e Reginaldo Albuquerque, o Vice-Presidente do Conselho Federal, Eduardo Telles, os Secretários Gerais Adjuntos José Aparecido Montagnana, Augusto César Carvalho Pimentel e Diego José Rosa, os Assessores Especiais Walber Coutinho e Sérgio Ayres.

Os Poderes Legislativo e Judiciário também se fazem presentes, nas pessoas dos Sapientíssimos Irmãos Ricardo Volpe Maciel, Presidente da SAFL, e José Moretzsohn de Castro, Presidente do STFM, acompanhado do Ministro e Eminente Derly Mauro, Eminente irmão Alexandre Magno – Ministro Presidente do STJM, acompanhado dos Ministros e Eminentes Gerald Koppe Jr é Geraldo A. Lamounier Jr.

O GOB-CE, anfitrião do Encontro, está representado pelo seu GME, Eminente Irmão Leonardo de Almeida Monteiro, o Poderoso GMEA Francisco Arimacelo Dantas Coelho, Secretários Estaduais e Assessores, em sua fala o Eminente Leonardo Monteiro agradece a presença dos irmãos, destaca a importância do Ceará no cenário nacional, o compromisso dos maçons e da família maçônica do Ceará com o GOB e com a sociedade.

Soberano Grão Mestre Grande do Grande Oriente do Brasil Ademir Cândido da Silva

Em sua exposição, o Soberano Ademir Cândido agradeceu aos anfitriões a impecável recepção das autoridades federais na aprazível Fortaleza, e conclamou os presentes a trabalharem cada vez mais fortemente para a coesão do Grande Oriente do Brasil, desenvolvendo projetos e implementando ações que modernizem cada vez mais a gestão em benefício dos jurisdicionados.

Em sua palestra discorreu sobre “A VIRTUDE COMO IDEAL” falando sobre a importância deste assunto a todos os maçons do Brasil, nossos deveres para com a família e sociedade. Esclarece que é importante estimular virtudes no âmbito do GOB e da sociedade.

Sapientissimo Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil Adalberto Eyng

O Sapientíssimo irmão Adalberto Eyng, destacou a liderança do GOB na maçonaria mundial com o Soberano irmão Ademir Cândido, liderando a maior potência maçônica da América Latina, enalteceu a importância do tema escolhido pela palestra do GMG.

Sapientíssimo Irmão Ricardo Volpe Maciel, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil

Sapientíssimo irmão Ricardo Volpe, destaca a hospitalidade do povo Cearense, agradeceu aos veneráveis mestres que estão presentes, falou da sincronia presente na abertura do ano maçônico do GOB e do ambiente harmônico entre os poderes constituídos do GOB.

Sapientíssimo irmão José Moretzsohn de Castro, discorreu em sua fala sobre o carinho e a consideração que tem por todos os presentes neste evento, também da importância dos poderes constituídos do GOB estarem em harmonia no GOB e agradeceu o Eminente Leonardo Monteiro pela acolhida.

O evento pela manhã foi extremamente concorrido por quase todos os GME da Federação, Ministros do Judiciário, Deputados Federais, Chefes de Ritos e Ordens de Aperfeiçoamento e o nosso GMG de honra Múcio Bonifácio Guimarães.

20/01 Como parte da Abertura do Ano Maçônico de 2024 no GOB, em Fortaleza-CE, aconteceu no Salão Buriti 2 do Hotel Mareiro, várias Palestras entre elas a da Cunhada Fraterna VIRGÍNIA MONTAGNANA, Presidente da FRAFEM NACIONAL do Grande Oriente do Brasil e da cunhada ELIZABETE EYNG, vice-presidente Nacional.

Com exposição do tema “Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul e o Plano Nacional de Atuação”, foi exibido, inicialmente, um vídeo institucional para divulgar e convidar todas as presentes para participarem, motivando quem ainda não for fraterna, a ingressar na FRAFEM.

A cunhada Virgínia abordou ainda os objetivos da entidade, e discorreu sobre as providências para fundação de uma FRAFEM no âmbito das Lojas da Federação, parabenizou a Presidente Andressa Monteiro e o GME Eminente Leonardo Monteiro, pelo belíssimo trabalho no Ceará, agradeceu juntamente com a Vice-Presidente Nacional Elisabete Eyng, em nome de todas as cunhadas presentes, a belíssima recepção do GOB e FRAFEM-CE, destacando a liderança da presidente Andressa e comprometimento das fraternas do Ceará.

Além da palestra da Presidente Nacional, houveram as palestras “A saúde integral na visão da medicina do Futuro “ com a Palestrante – Dra Evandra de Moura Rebelo e a “Etiquetas e Bos Maneiras” com a cunhada Karina Renata.

A vice-presidente nacional – a Fraterna Elizabete Souza Eyng, discorreu sobre a importância da Carta Constitutiva como se fosse a certidão de nascimento, esclareceu as fraternas sobre o quão bom é sentimento de pertencimento a FRAFEM por tudo que ela representa a maçonaria do Brasil, seus ideais de amor incondicional ao próximo, proteção dos menos favorecidos e a família como célula mater da sociedade.

Ao final, lançou a primeira campanha do ano de 2024, intitulada “Campanha de Educação Inclusiva, Equitativa e de Qualidade”, conclamando todas as Fraternas

Presentes a participarem ativamente nesta iniciativa.

Prestigiaram o evento a Presidente Nacional Virgínia Montagnana, a Vice-Presidente da FRAFEM Nacional, Fraterna ELIZABETE EYNG a Presidente da FRAFEM do GOB-CE, ANDRESSA MONTEIRO, além de várias presidentes estaduais, integrantes da FRAFEM do Ceará e região e a Presidente nacional de honra Jussane Guimarães.

A TV GOB transmitiu Ao Vivo, acompanhe a Sessão Solene de Abertura do Ano Maçônico do GOB 2024, diretamente de Fortaleza, CE.

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO MAÇÔNICO 2024 EM FORTALEZA-CE

Teve início às 19:00 de 20 de janeiro, a Sessão Solene de Abertura do Ano Maçônico de 2024 no âmbito do Grande Oriente do Brasil.

O evento aconteceu no Salão Buriti do Hotel Mareiro, em Fortaleza, Oriente escolhido para receber as Autoridades Federais do GOB e demais visitantes dos Orientes e Poderes Estaduais.

O GOB-CE, anfitrião do Encontro, esteve representado pelo seu GME, Eminente Irmão Leonardo de Almeida Monteiro, acompanhado do Poderoso GMEA Francisco Arimacelo Dantas Coelho, da Presidente da Frafem-Ce cunhada Andressa Monteiro, Secretários Estaduais e Assessores e demais representantes dos poderes constituídos estaduais.

Soberano Grão Mestre Grande do Grande Oriente do Brasil Ademir Cândido da Silva

Além do Soberano GMG do GOB Ademir Cândido da Silva, que presidiu a Sessão Solene, estiveram presentes o Sapientíssimo GMGA Adalberto Aluízio Eyng, os Secretários Gerais – Eminentes Maurílio Gomes de Oliveira, ArquiARIano Bites Leão, Arlindo Batista Chapetta, Mário Monteiro Chaves, Eliseu Kadesh e Reginaldo Albuquerque, o Vice-Presidente do Conselho Federal, Eduardo Telles, os Secretários Gerais Adjuntos José Aparecido Montagnana, Augusto César Carvalho Pimentel e Diego José Rosa, Conselheiro Federal Edilberto Pereira, os Assessores Walber Coutinho e Sérgio Ayres.

Sapientíssimo Irmão Ricardo Volpe Maciel, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil

Os Poderes Legislativo e Judiciário Federais também estiveram representados nas pessoas dos Sapientíssimos Irmãos Ricardo Volpe Maciel, Presidente da SAFL-GOB, e José Moretzsohn de Castro, Presidente do STFM-GOB, este acompanhado do Ministro e Eminente Derly Mauro, o Eminente irmão Alexandre Magno, Presidente do STJM – acompanhado dos Ministros Gerald Koppe Jr e Geraldo A. Lamounier Jr, além de Deputados Federais de vários estados da federação.

O Soberano Irmão Ademir Cândido parabeniza e agradece a fraternal e carinhosa acolhida e hospitalidade dos Irmãos do GOB-CE, nas pessoas de seu GME e GMEA, augurando a toda a Nação Gobiana votos de um ano de trabalho fecundo e motivador, a bem de todos os jurisdicionados do Brasil, enaltece o trabalho desenvolvido no GOB-CE que com muita dedicação e responsabilidade, cresce exponencialmente, parabeniza a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul pelo belíssimo trabalho de filantropia no âmbito da federação do GOB nas pessoas da Presidente e Vice Nacional respectivamente cunhadas Virgínia Montagnana e Elizabete Eyng, destaca a colaboração dos GME que ali estavam em número de 16 presentes, além das representações, também destaca a presença dos Corpos Filosóficos e Ordens de Aperfeiçoamento nas pessoas de seus representantes, Supremo Conselho do REAA – Soberano irmão Antônio Carlos Barbosa Ramos, Supremo do Rito Brasileiro – Soberano irmão Nei Inocêncio, GL de Mestres Maçons da Marca – Soberano irmão Mário Sérgio Nunes da Costa, Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz – Soberano irmão Arlindo Chapetta, Grande Priorado do Brasil (Templários) – Eminentissimo irmão Gerson Magdaleno, representando seus respectivos soberanos estiveram o irmão Édson Constiuc – Supremo do Rito Moderno e Augusto César Carvalho Pimentel – Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil – SCAB, também agradece a presença do Sapientíssimo irmão Múcio Bonifácio Guimarães- GMG de honra do GOB, fala do trabalho que a administração do GOB central e estaduais terão pela frente no ano de 2024 e coloca seus Oficiais, seu Adjunto o Sapientíssimo Adalberto Eyng e a si mesmo à disposição de todos para os trabalhos conjuntos em favor da Ordem e da sociedade.

O Eminente irmão Leonardo Monteiro – GME do GOB-CE em sua fala agradece todos os presentes nas pessoas do Soberano irmão Ademir Cândido e do Sapientíssimo irmão Adalberto Eyng, fala das perspectivas do GOB-CE para o futuro, destaca o apoio do Poderoso irmão Francisco seu adjunto e em especial da sua companheira Andressa que tem contribuído por demais para que ele tenha estrutura emocional e física para desempenhar seu papel como GME, além desta grande mulher e companheira de vida, fazer um grande trabalho na Frafem, agradece a homenagem recebida dos maçons e familiares do GOB-CE, algo que ficará marcado em sua vida, ratifica seu compromisso com a maçonaria e com o Grande Oriente do Brasil.

O representante do estado do Amazonas no evento foi o Deputado Federal e membro da mesa diretora da Soberana Assembleia Federal Legislativa, Nilson Sato (na foto acima com parâmentos vermelho).

Durante o evento foram entregues cartas constitutivas de fundação de Lojas Maçônicas e núcleos de Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, sendo elas recepcionadas com grande júbilo pela administração do GOB e GOB-CE. Ao final o Soberano irmão Ademir Cândido, avisa que a abertura do ano maçônico de 2025 será em Gramado-RS.

A primeira reunião intinerante oficial do GOB será e Teresina no Estado Piaui em março deste ano.

Texto: Diário do Nordeste, Secretaria Geral do GOB e Paulo Apurinã.

#maçonaria #gob #brasil

Postagens relacionadas

Presidente da Alemanha conhece Sistema Estadual do Meio Ambiente durante visita ao Amazonas

Vilhena

Trabalhadores nascidos em abril podem sacar até R$ 1 mil do FGTS

Paulo Apurina

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 9

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights