BRASIL JUSTIÇA POLÍCIA POLÍTICA

Abin paralela: PF prende suspeito de divulgação de fake news

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (10) um suspeito na investigação sobre a criação de uma Abin paralela durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) para divulgar informações falsas.

A prisão ocorreu na 5ª fase da Operação Última Milha, que visa a desmontar organização criminosa responsável por monitorar ilegalmente autoridades públicas e ajudar na produção de fake news utilizando-se de sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Segundo fontes da PF, o alvo é Daniel Ribeiro Junior, nomeado recentemente para o gabinete do deputado Pedro Jr (PL-TO). O blog mandou e-mail e ligou para o gabinete do deputado, mas não obteve retorno até a última atualização deste post.

As investigações indicam que Ribeiro Júnior recebia os conteúdos e usava o acesso que tinha ao Congresso para distribuí-los.

Entre as desinformações estavam mensagens que diziam que governos estrangeiros estariam patrocinaram as eleições brasileiras.

Além da prisão, a PF cumpre dois mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os suspeitos podem responder por organização criminosa, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, interceptação clandestina de comunicações; e Invasão de dispositivo informático alheio.

***Matéria em atualização

Via Blog da Andréia Sadi

#fakenews #abinparalela #bolsonaro #pf #brasil

Postagens relacionadas

Poder legislativo e vereança serão temas de palestra no Feclam 2025

Paulo Apurina

Fórum de Articulação da Zona Franca de Manaus reunirá ações realizadas para entregar ao prefeito David Almeida

Jamil Maciel

Falta de recursos é desafio para combater racismo na gestão pública

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights