AMAZONAS

Ação Social Indígena beneficia comunidade Beija-Flor, em Rio Preto da Eva

Comunidade Beija-Flor 1 recebe iniciativa marcada pela valorização cultural e bem-estar

No domingo (25/03), a comunidade Beija-Flor 1, localizada em Rio Preto da Eva (distante a 57 quilômetros de Manaus), recebeu a Ação Social Indígena, uma iniciativa conjunta da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) e diversas instituições parceiras. Das 9h às 14h, o local se tornou um espaço de atividades que visou promover a inclusão e a cidadania entre os povos originários da região.

Além das atividades tradicionais, como venda e exposição do artesanato indígena, a Ação Social proporcionou uma série de serviços. A saúde foi priorizada, com profissionais oferecendo consultas clínicas gerais, aferindo a pressão arterial e realizando testes de glicemia. Essas medidas buscam garantir o acesso a cuidados médicos de qualidade e promover a saúde preventiva entre os participantes.

A iniciativa não se limitou aos cuidados com a saúde física. Questões de cidadania também foram abordadas, com a emissão da Carteira de Artesão e Economia Solidária pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), e a emissão da 2ª via de certidão de nascimento e cadastro de pessoa física (CPF) pela Secretaria de Direitos Humanos, Justiça e Cidadania (Sejusc). Essas ações têm como objetivo fortalecer os laços de inclusão social e garantir o acesso a documentos essenciais para o pleno exercício da cidadania entre os povos indígenas.

Durante o evento, o diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão, destacou a importância de ações como essa para fortalecer os laços comunitários e garantir o acesso a serviços essenciais para os povos indígenas. “Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento integral das comunidades indígenas do Amazonas, e eventos como este são fundamentais para alcançarmos esse objetivo”, afirmou Trovão.

Já o diretor-técnico da Fepiam, Joabe Leonam, ressaltou o papel da Ação Social na valorização da cultura indígena e na promoção do bem-estar das comunidades. “É gratificante ver o engajamento e a participação ativa dos indígenas em iniciativas que visam fortalecer nossa identidade cultural e garantir melhores condições de vida para todos”, disse Leonam.

O prefeito Anderson Sousa participou do evento. Ele destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Rio Preto da Eva e o Governo do Amazonas, através da Fepiam, na promoção do desenvolvimento e bem-estar das comunidades indígenas da região. “É fundamental que trabalhemos juntos para garantir que todas as comunidades tenham acesso a serviços de qualidade e oportunidades de crescimento”, afirmou o prefeito.

Fonte: Fepiam

Foto: Filipe Barroso

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas apresenta planejamento para 56º Festival Folclórico de Parintins

Vilhena

Keitton Pinheiro faz o maior comício da história do Pêra e une Coari

amazonaspix@gmail.com

Boletim diário da Covid-19 no Amazonas é divulgado pela FVS-RCP, nesta quarta-feira (17/11)

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights