SETOR PRIMARIO

Adaf determina obrigatoriedade de vacinação contra a raiva dos herbívoros em três municípios

Medida foi publicada após confirmação da doença em Autazes, Careiro e Tefé

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) tornou obrigatória a vacinação anual contra a raiva dos herbívoros em bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e equídeos com idade igual ou superior a 3 meses, nos municípios de Tefé, Careiro e Autazes. Nas localidades, análises laboratoriais confirmaram a existência de focos da doença. A medida consta nas Portarias nº 17 e nº 18, publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de 8 de fevereiro.

A fiscal agropecuária médica veterinária, Larissa Carvalho, que coordena o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (PNCRH) no Amazonas, explica que foi confirmado um caso de raiva em cada município e que os próprios pecuaristas relataram as suspeitas à Adaf.

Segundo ela, quando há confirmação da doença, a agência realiza captura de morcegos hematófagos e vacina os herbívoros que estão dentro do raio de 12 quilômetros do foco. O restante do município fica obrigado a imunizar seus animais por 2 anos.

“O produtor não poderá emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) se não estiver com a vacina em dia. Caso não vacine, ele não poderá realizar movimentações nos animais”, reforça.

O imunizante é encontrado em casas agropecuárias, e a vacinação deve ser notificada à Adaf pelo produtor. Os animais deverão ser revacinados após 30 dias. Para a comprovação da vacinação, o proprietário dos animais deverá apresentar junto à Adaf a nota fiscal de aquisição da vacina e informar a data da vacinação, bem como o número de animais vacinados, por espécie.

A agência alerta para que os criadores atentem para os principais sintomas da doença: animais com andar cambaleante, isolando-se do rebanho, deitados lateralmente e com pedalagem com as patas, assim como salivação excessiva e dificuldade de deglutição, como se estivessem engasgados.

“Atenção para não entrar em contato com os animais, nem colocar a mão na boca do animal, e chamar a Adaf o mais rápido possível”, alerta Larissa.

O produtor pode entrar em contato com a autarquia diretamente nas unidades locais ou pelo telefone da Gerência de Defesa Animal (92) 99255-5409.

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para humanos) causada por um vírus, quase sempre letal, que afeta o sistema nervoso central e evolui rapidamente. Todos os mamíferos (domésticos, silvestres ou de produção) podem ser infectados e passar a doença, sendo o morcego hematófago um dos principais transmissores no ciclo rural.

A Adaf realiza periodicamente controle de morcegos hematófagos em propriedades rurais onde há incidência de ataques, com aplicação de pasta vampiricida, que é a melhor estratégia para o controle do vetor da raiva dos herbívoros.

Postagens relacionadas

Governo investe em capacitação em produção orgânica em Iranduba

Vilhena

Prefeitura de Manaus comemora sucesso no encerramento do 3º Fórum Nacional de Turismo e Pesca Esportiva

Paulo Apurina

II Encontro Nacional de Agricultores e Produtores Indígenas do Brasil aconterá nos dias 25 e 26 de Novembro em Brasília

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights