BRASIL CULTURA MEIO AMBIENTE SETOR PRIMARIO

II Encontro Nacional de Agricultores e Produtores Indígenas do Brasil aconterá nos dias 25 e 26 de Novembro em Brasília

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou presença no evento indígena

Credencial do evento.

Mais de 70 povos índigenas que vivem da produção de grãos e criação de animais se reunirão nesse evento que acontecerá no auditório do Ministério da Agricultura – MAPA para discutir avanços no setor.

Abertura


Dia 25.11.2025 – 09:30 às 11:00 hs – Comissão Organizadora e convidados –
Contextualização do Evento e o momento político do País para o desenvolvimento indígena.
Auditório do Ministério da Agricultura – MAPA.


Dia 25.11.2025 – 14:00 às 18:00 hs – Lei 14.701/2023 – Alcance jurídico, político, social e econômico –

– Ubiratan de Souza Maia – Wapichana – Advogado – Contexto e alcance Jurídico comparativo de legislações, batalhas judiciais e jurisprudências, conceitos frente aos interesses contrários ao desenvolvimento indígena.

– Valdecir Baniwa – Geólogo – Contexto técnico da mineração em terras indígenas, desafios, legalização X mineração ilegal.

– Azelene Kaingáng – Socióloga – Contexto e Alcance Social e Político da Lei 14.701/2023 –Desafios, interesses, conceitos.

– Felisberto Umutina – Engenheiro Ambiental e Sanitarista – Organização Indígena frente à nova
realidade da Lei 14.701/2023.

– Lisio Lili Terena – Líder Terena Membro da Organização Fórum dos Caciques de Mato Grosso do Sul e Representante da Associação TXANÉ – Relatos histórico sobre a luta tradicional indígena do Povo Terena em Mato Grosso do Sul .

– Debates, discussões e contribuições dos líderes participantes.
Auditório do Ministério da Agricultura – MAPA.


Dia 26.11.2025 – 09:00 às 12:00 hs

– Irisnaide Macuxi – Pedagoga – Importância da organização indígena – Experiências e êxitos resultado da organização interna.

– Raimundo Cinta-larga – A experiência das audiências públicas com o STF diante da possibilidade de mineração em terras indígenas. – Liderança Suruí – A experiência do café Suruí – Do Brasil para o mundo – Um caso de sucesso – PRONAF – linha de crédito.

– Jocelio Xucuru – técnico Agrícola – Importância da articulação política frente à nova realidade da Lei 14.701/2023 e o desenvolvimento indígena.

– Rosemiro Pereira – Líder Terena Membro da Organização Fórum dos Caciques de Mato Grosso do Sul e da Associação TXANÉ – ROTA BIOCEANICA E SEUS IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS PARA OS POVOS INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL

– Debates, discussões e contribuições dos líderes participantes.
Auditório do Ministério da Agricultura – MAPA.


Dia 26.11.2025 – 14:00 às 18:00 hs

– Ubiratan de Souza Maia – Wapichana – Estatuto e Ata da Organização Nacional (Coordenação)

– Jocelio Xucuru – Pernambuco – Irisnaide Macuxi – Roraima

– Felisberto Umutina – Mato Grosso

– Ubirajara Guajajara – Maranhão

– Aguinaldo Terena – Mato Grosso do Sul

Auditorio do MAPA
LOCAL PLENÁRIA SEGUNDO ENCONTRO DOS AGRICULTORES INDÍGENAS.

Auditório FPA

Postagens relacionadas

Anatel determina repasse do ICMS ao consumidor

Paulo Apurina

Receita Federal credita valores de lote residual do Imposto de Renda

Paulo Apurina

Pronaf disponibilizará R$ 60 bi para financiar Plano Safra 2022/23

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights