O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou, na terça-feira (5/5), do lançamento da Operação Segurança Presente e da entrega de novos equipamentos para as Forças de Segurança do Estado, marcando o início de uma nova fase na política de segurança pública do Amazonas, realizada pelo Governo do Estado.
Logo após o lançamento, Adjuto Afonso destacou o alcance e a importância da iniciativa para a população. “Estamos acompanhando uma ação concreta, que já começa com resultados expressivos e demonstra o compromisso do governo do Estado com a segurança dos amazonenses. A integração das forças e os investimentos realizados são fundamentais para garantir mais tranquilidade à população”, afirmou o parlamentar.
Na sequência, o governador Roberto Maia Cidade Filho (União Brasil) ressaltou que a Operação Segurança Presente terá caráter permanente e atuação estratégica em toda a capital. “Essa operação está sendo lançada não apenas porque é o nosso primeiro dia de governo, mas sim porque ela será permanente. Nós vamos trabalhar todos os dias para trazer mais sensação de segurança para quem mora no estado”, declarou.
Nova fase da segurança pública
O momento simboliza um novo direcionamento para a segurança pública no Amazonas, com ações integradas, presença mais efetiva do Estado nas ruas e investimentos estruturantes. A iniciativa reforça não apenas o combate direto à criminalidade, mas também a construção de uma política contínua, baseada em inteligência, tecnologia e cooperação entre as instituições.
Nas primeiras horas de atuação, a operação já apresentou resultados imediatos, com 47 prisões realizadas na capital e no interior, envolvendo crimes como violência sexual, contra crianças e adolescentes, violência doméstica e cumprimento de mandados por inadimplência de pensão alimentícia.
Atuação integrada
A ação é coordenada de forma integrada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Civil (PC-AM), Polícia Militar (PMAM) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), fortalecendo a presença policial em áreas estratégicas. Pela Polícia Militar, a operação conta com 69 viaturas e cerca de 400 policiais militares, incluindo 120 cadetes em estágio supervisionado, com atuação contínua em corredores viários, áreas comerciais, instituições bancárias e locais de grande circulação.
O Detran-AM também atua de forma integrada, reforçando a Operação Lei Seca, apoiando a recuperação de veículos roubados e auxiliando no cumprimento de mandados, com foco na segurança e não na penalização por débitos administrativos.
Investimentos e equipamentos
Durante o evento, o Governo do Amazonas realizou a entrega de novos equipamentos operacionais, incluindo 1.484 coletes balísticos para a Polícia Militar, duas motocicletas para formação de condutores, uma lancha blindada avaliada em R$ 3,1 milhões e 12 motores para embarcações. Também foram entregues 700 rádios comunicadores e instaladas duas repetidoras nos municípios de Iranduba (a cerca de 27 km de Manaus) e Tabatinga (aproximadamente 1.100 km da capital), ampliando a cobertura e a agilidade na comunicação das equipes.
A lancha blindada integra um conjunto de 11 embarcações do tipo no estado, sendo cinco conhecidas como “caveirões”, reforçando a atuação policial em áreas ribeirinhas e de difícil acesso, realidade estratégica do Amazonas.
Inteligência e tecnologia
Outro eixo importante da operação é o fortalecimento da inteligência policial, com a criação de Núcleos de Inteligência Regional no interior. A medida visa integrar informações e ampliar o enfrentamento ao crime organizado, conectando dados ao sistema estadual e federal.
Cidadania e serviços
Além do reforço na segurança, a operação também contempla ações de cidadania, como a emissão e entrega de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e o avanço do programa RecuperaFone, com milhares de aparelhos recuperados e devolvidos aos proprietários.
Infraestrutura e expansão
O fortalecimento da segurança pública também inclui investimentos em infraestrutura, com previsão de novas unidades policiais e revitalização de delegacias na capital e no interior, incluindo municípios como Parintins (cerca de 369 km de Manaus), Rio Preto da Eva (aproximadamente 80 km da capital), Novo Aripuanã (cerca de 1.378 km de Manaus) e Humaitá (aproximadamente 590 km da capital).
A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais, representantes das forças de segurança e parlamentares, reforçando o caráter integrado e institucional da ação.
Foto: Ney Xavier
Texto: Jean Henson
