AMAZONAS Interior POLÍTICA

Adjuto Afonso destaca preocupação com enchente e ações de apoio à população de Boca do Acre

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), utilizou a tribuna da Casa Legislativa nesta terça-feira (25/3) para fazer um pronunciamento sobre a situação crítica que o município de Boca do Acre (a 1.026 quilômetros de Manaus) enfrenta devido à cheia dos rios Purus e Acre. O parlamentar relatou que, na última semana, esteve pessoalmente no município, ouvindo as preocupações das lideranças locais e as demandas da população.

“O que me chamou a atenção foi a crescente preocupação com a enchente, que já está afetando a região e pode causar grandes transtornos à população local. A cada ano, a situação se repete, e é fundamental que tomemos as medidas necessárias para minimizar os impactos. Já conversei com o secretário da defesa civil, Coronel Máximo, sobre a situação alarmante que afeta Boca do Acre”, afirmou Adjuto Afonso.

De acordo com o deputado, o município já se encontra em situação de emergência, com o nível do rio 40 centímetros acima da cota de transbordamento, alcançando nesta manhã 19 metros e 20 centímetros. “A Defesa Civil já está registrando os primeiros efeitos dessa cheia, e mais de 2 mil famílias já estão recebendo aluguel social. Além disso, 1.200 cestas básicas foram entregues àqueles que estão em situação de vulnerabilidade”, destacou o parlamentar.

 Adjuto Afonso ressaltou também as ações que estão sendo implementadas, como a construção de pontes de madeira para facilitar o acesso às áreas mais afetadas. “O Governo do Estado, em parceria com a Defesa Civil, está trabalhando para minimizar os impactos da cheia. Além disso, o prefeito de Boca do Acre, Frank Barros, tem atuado diretamente junto aos órgãos competentes para apoiar as famílias que já foram afetadas”, informou o deputado. 

Projetos de contenção de encostas e apoio federal

No pronunciamento, o deputado destacou, ainda, a inclusão de Boca do Acre entre os 28 municípios do Amazonas contemplados pelo Governo Federal com projetos de contenção de encostas. O objetivo desses projetos é evitar os desbarrancamentos que ocorrem frequentemente na região durante o período das chuvas. “Essas ações são fundamentais para garantir a segurança das famílias e evitar tragédias, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Adjuto Afonso.

Compromisso com a população de Boca do Acre

O deputado encerrou seu discurso reafirmando seu compromisso em buscar soluções e apoios para a população de Boca do Acre, destacando a importância da união entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Boca do Acre e os órgãos federais para o enfrentamento da cheia. “Nos próximos dias, estarei trabalhando para garantir mais recursos e assistência para a população afetada. Juntos, podemos minimizar os danos e oferecer um apoio mais eficaz a quem precisa”, concluiu Adjuto Afonso.

— — —

Texto – Danilo Boniek

Foto – Ney Xavier 

Postagens relacionadas

Sine Amazonas divulga 164 vagas de emprego para esta quinta-feira

Paulo Apurina

Poder Executivo sanciona leis aprovadas pela Assembleia Legislativa do Amazonas

Paulo Apurina

Presidente Roberto Cidade comanda solenidade de posse do governador, Wilson Lima no Teatro Amazonas

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights