POLÍTICA

Agosto Lilás: FUnATI realiza ato para combater violência contra a mulher idosa no Amazonas

Ação iluminou pontos turísticos do Centro de Manaus

O Teatro Amazonas e o Monumento à Abertura dos Portos receberam iluminação lilás na noite de quarta-feira (23/08) em alusão à campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher. A cerimônia comandada pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade buscou sensibilizar a população sobre o crime que também atinge mulheres idosas.

O evento contou com a participação de membros da rede de proteção à pessoa idosa e mulheres no Amazonas, como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, Conselho Estadual do Idoso, Comissão da Pessoa Idosa da OAB-AM e outros órgãos.

“Não aceitamos mais a violência contra as mulheres. As mulheres sofrem muito, dentro e fora de casa, principalmente contra as idosas. É violência financeira, física, verbal e a violência sexual. A FUnATI lançou recentemente a proposta da criação de um Núcleo Estratégico de Atenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Neavpi) a partir de esforços congregados das principais instituições que atuam no atendimento e enfrentamento da violência no Estado do Amazonas, é preciso unir forças com políticas públicas”, afirmou o Dr. Euler Ribeiro, reitor da FUnATI.

Durante o evento, a titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, reforçou que os principais agressores de mulheres idosas estão dentro de suas próprias casas e que isso precisa ser combatido.

“Infelizmente, pouco mais de 10% das violências que ocorrem com as mulheres idosas são de pessoas distantes do núcleo familiar, ou seja, mais de 80% é dentro de casa, com a família. Não é só do companheiro, é do filho, nora, de várias formas. Por isso, é preciso denunciar, procurem a delegacia mais próxima, nos procurem”, reforçou a gestora.

Rede de proteção

Entre os serviços disponibilizados pelo Governo do Amazonas no combate à violência contra a mulher estão a Ronda Maria da Penha, Alerta Mulher, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, além do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) e Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream).

“Esse é um momento muito importante para a rede de proteção. A mulher é a maior vítima de violência, principalmente quando se trata em violência intrafamiliar. São sempre os maiores índices de violência. Precisamos entender que a vulnerabilidade da mulher idosa é muito maior, pois, geralmente é uma mulher que não quer denunciar um filho, um neto, uma pessoa que ela ama, mas é preciso denunciar. Disque 180, 181”, disse a delegada Andrea Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI).

Fonte: Sejusc

Foto: Edmilson Pereira

Postagens relacionadas

G20: população diz que planeta está perto de ponto de difícil retorno

Paulo Apurina

Programa Ronda Escolar da Prefeitura de Manaus ganha reforço com novas viaturas

Jamil Maciel

Lula critica impedimento de candidatura da oposição na Venezuela

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights