EDUCAÇÃO

Alunos da EE Profª. Tereza Tupinambá participam de ações em alusão ao “Março Lilás”

Além de oferecer a vacina contra HPV, dengue e a meningite, a escola também promoveu palestras

Em referência ao mês de prevenção ao câncer de colo de útero, intitulado de “Março Lilás”, a Escola Estadual (EE) Cívico-Militar Profª. Tereza Siqueira Tupinambá, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, realiza uma ação com palestras e vacinação para os estudantes da escola, que encerra nesta sexta-feira (08/03).

As atividades contaram com o apoio de profissionais da Unidade Básica de Saúde 52 (UBS-52) e de alunos do curso de medicina do Centro Universitário Fametro.

Na ocasião, foram disponibilizadas 50 unidades de vacinas contra a Meningite, HPV e Dengue, em que os profissionais de enfermagem da UBS 52 vacinaram meninos e meninas, de 10 a 14 anos, além de esclarecerem sobre as principais dúvidas a respeito das vacinas. Estudantes de medicina da Fametro promoveram a palestra sobre prevenção ao câncer de colo de útero.

O diretor escolar da EE Tereza Tupinambá, Felipe Cantalice, reafirmou o papel da escola nesta questão social. Segundo ele, a iniciativa é de extrema importância para a saúde dos estudantes, por isso é fundamental o apoio dos responsáveis na autorização para que seus filhos se vacinem.

“Essa ação é baseada na saúde da mulher, na saúde da menina. A escola não pode ficar só na parte intelectual, ela precisa ir também para a parte social e da saúde. Quando o pai ou a mãe se conscientiza que é importante tomar as vacinas, ganha a escola e ganha a sociedade”, explicou o diretor.

Vacinação

A ação aconteceu durante os turnos matutino e vespertino, nos dias 7 e 8 de março, onde os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental puderam, no ambulatório da escola, atualizar o cartão de vacinação deles.

Enfermeiro da UBS N-52, Erick Lissandro, um dos responsáveis a frente da ação, explicou que essa iniciativa é feita com a autorização expressa dos responsáveis pelos estudantes, por isso é importante que eles participem e assinem o documento, contribuindo assim para o crescimento saudável dos filhos.

“Oportunizando que a gente realize essa vacinação, a gente já verifica se o cartão de vacina está atualizado. Os alunos que estão sendo vacinados já estão sendo direcionados para assistir a palestra sobre o Março Lilás”, disse o enfermeiro.

Estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Sophia Neres, 11 anos, contou que a ação dentro da escola facilita a atualização do cartão de vacina, uma vez que não precisam se dirigir, em outro momento, a uma unidade de saúde.

“Eu tomei a minha vacina e foi calmo, não doeu tanto assim. Quando eu vou tomar vacina sem ser na escola é um pouco corrido, porque eu estudo de manhã e de tarde. Foi muito legal porque a gente se sente melhor e mais seguro”, falou a estudante.

Palestra

Após a vacinação, os estudantes foram encaminhados para participar de uma palestra sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, ministrada pelos estudantes de medicina da Fametro.

Na palestra, foi oferecido um folheto sobre o Março Lilás com informações sobre o que é o câncer de colo uterino, como se realiza o exame, a importância da vacinação, entre outros. Também foram oferecidas orientações a respeito do que fazer caso o aluno esteja identificando algum sintoma que possa ser um sinal da presença da doença.

A estudante de Medicina, Janice Brancalhão, foi uma das responsáveis por ministrar a palestra. Segundo ela, é muito importante que na faixa etária dos 10 aos 14 anos, onde se inicia a vacinação, eles tenham esse conhecimento.

“É uma forma de educação para que a sociedade se sinta estimulada e as crianças possam levar essas informações para dentro dos seus lares e convidar os adultos a participarem dessa comunidade que é educação, saúde e desenvolvimento”, destacou a univesitária.

Fonte: Seduc

Foto: Euzivaldo Queiróz

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus convoca 60 professores aprovados no cadastro reserva para atuarem em escolas da Semed

Jamil Maciel

Prefeitura reforça ampliação de oferta de vagas em novas creches municipais

Jamil Maciel

Alunos de escola da Prefeitura de Manaus são classificados para etapa final da Olimpíada Nacional de Ciências 2022

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights