AMAZONAS EDUCAÇÃO

Alunos do Colégio Militar da PMAM conquistam medalhas de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática

Evento aconteceu em Bangkok, na Tailândia, de 24 a 28 de fevereiro e contou com participação de sete alunos do CMPM V

Alunos do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) V – Escola Estadual Tenente-Coronel Cândido José Mariano, foram medalhistas em bronze durante participação na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), na Tailândia. O evento, que reuniu estudantes de dez países, aconteceu de 24 a 28 de fevereiro em Bangkok.

A delegação da unidade de ensino chegou em Manaus na noite de quinta-feira (29/02) e foi recebida no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes pelo diretor da Diretoria de Ensino da PMAM, coronel PM Cesar Andrade, pela diretora do CMPM V, major PM Daniela Cerdeira, pelos pais e alunos do CMPM V.

Ao todo, sete estudantes do ensino médio do CMPM V participaram da competição. São eles: Ana Clara Botero, 3º 04; Mclean Moraes, 2º 06; Maria Clara Neves Matos, 2º 02; Carlos André Campos, 3º 08; Samuel de Oliveira Cordovil, Pedro Henrique Rodrigues da Silva e Giorgia Almeida Buoni, do 3º 10. Dentre os alunos, cinco foram premiados com medalhas de bronze e dois receberam menções honrosas.

Segundo o diretor de Ensino da PMAM, coronel Cesar Andrade, todos os nossos alunos foram muito bem-sucedidos no rendimento na prova, porque estavam preparados. “Não tem outra solução. Se a gente quer ter sucesso, a gente tem que estudar, investir nos nossos filhos, honrar os pais, para a gente ser uma nação forte”, destacou o coronel.

A competição

De acordo com a Rede do Programa de Olímpiadas do Conhecimento (Rede POC), instituição que representa o evento no Brasil, 100 alunos de 17 escolas brasileiras participaram da OIMSF, sendo conquistadas 65 medalhas pela delegação brasileira.

A diretora do CMPM V, major PM Daniela Cerdeira, explica que a olímpiada possui duas fases; nacional e internacional. “Na primeira, realizada em maio, aplicada nas respectivas cidades, os alunos participaram da competição em grupo e conquistaram medalha de prata. No mês de outubro, os estudantes receberam a carta convite para participar da segunda fase, competição individual, na Tailândia”, explicou a major.

O medalhista Samuel de Oliveira Cordovil, do 3º10, fala da importância de representar seu país, seu estado e seu colégio em uma competição internacional de grande relevância e prestígio. “Essa medalha é fruto de muito esforço tanto dos professores, quanto dos alunos que me ajudaram na minha escola. É uma honra poder congratular todos que me apoiaram nesse processo. Também é muito ver que meu esforço e o esforço da escola está valendo a pena e, eu quero isso para mais pessoas também”, disse o aluno.
Apoio familiar

Para o pai do aluno Mclean Moraes Júnior, do 2º 06, Mclean Moraes, a educação e a disciplina firmadas no ensino do colégio da Polícia Militar do Amazonas foi primordial para o desempenho dos alunos competidores.

“O resultado não seria diferente em função de tudo o que eles aprenderam no colégio. Ele é aluno desde o começo do CMPM. Toda a educação que a escola pôde agregar para eles foi fundamental para esse sucesso. Eu espero que eles possam, juntos, com esse resultado, inspirar novos alunos e que em outros anos novos alunos possam ter essa experiência”, disse o pai do aluno.

Competição Internacional
A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques Sans Frontières criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques) e é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França.

No Brasil a OIMSF é organizada pela Rede POC International Education com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Universidade Metodista de São Paulo e apoio para a divulgação do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Investimento em Educação

O governador do Amazonas, Wilson Lima assinou, na terça-feira (27/02), o decreto que estabelece o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares da Rede Estadual de Ensino no Amazonas. Os resultados positivos obtidos no Estado, como a redução da evasão escolar e o aumento do desempenho dos estudantes em competições relevantes, como a Olimpíada Internacional de Matemática, reforçam a eficácia do modelo adotado nos Colégios Militares da PMAM.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CMPM V

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Mulheres na ciência: investimentos do Governo do Amazonas contribuem para redução da desigualdade de gênero na área

Jamil Maciel

Bancada Federal do União Brasil declara apoio à reeleição de Roberto Cidade à Aleam

Vilhena

Roberto Cidade comemora parecer da Procuradoria Geral da República favorável à Zona Franca de Manaus

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights