BRASIL ECONOMIA

Anatel determina repasse do ICMS ao consumidor

Devolução deve ser feita em até 15 dias

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou às prestadoras de serviços de telecomunicações o repasse imediato aos consumidores da redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida visa o cumprimento da Lei Complementar nº 194, de 23 de junho de 2022, que estabeleceu um teto para o ICMS que incide sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.

A legislação não permite às unidades federativas cobrar taxas com percentual acima da alíquota estabelecida nas operações de caráter geral, que varia entre 17% e 18%. De acordo com Anatel, a determinação não se aplica às prestadoras de serviços de telecomunicações abrangidas por regime tributário que não implica na redução de alíquota de ICMS, como o Simples.

As medidas para o repasse da redução ao consumidor deverão ser adotadas no prazo de até 15 dias, a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União, com efeitos retroativos à data da publicação da lei complementar.

A Anatel estabeleceu multa de até R$ 50 milhões em caso de descumprimento da determinação.

Via Agência Brasil

Postagens relacionadas

“Alguém que pratica assédio não vai ficar no governo”, diz Lula

Paulo Apurina

Em Humaitá e Lábrea, Sefaz em Ação aproxima o fisco estadual da população, do setor produtivo e de autoridades municipais

Jamil Maciel

Em Presidente Figueiredo, Wilson Lima faz entregas e anuncia aporte de R$ 11 milhões em infraestrutura, nesta quinta-feira

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights