SAÚDE

Atividades físicas e fisioterapia ajudam no tratamento da fibromialgia

Durante a campanha do Fevereiro Roxo, o Programa RespirAR ressalta a importância dos exercícios na redução das dores generalizadas

Unindo atividade física e fisioterapia, o programa RespirAR tem se destacado na reabilitação e integração de pessoas a uma vida com mais qualidade. Durante este mês, na campanha do Fevereiro Roxo, o Programa, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realizou ações que abordam a importância dos exercícios na redução das dores generalizadas, entre outros temas.

Integrante do RespirAR no núcleo da Vila Olímpica de Manaus, Odenice Souza, portadora de fibromialgia, destaca os resultados positivos por meio do tratamento. “Fui muito bem recebida aqui e o Programa tem ótimos profissionais, com os exercícios minha evolução é diária”, comentou.

A fibromialgia é uma doença crônica ou de longa duração que causa dores musculares extremas e fadiga. O profissional de fisioterapia do RespirAR, Yago Bernardino, reforça a importância dos exercícios físicos.

“A fisioterapia, a atividade física e a psicologia são essenciais para tratar o paciente com fibromialgia, dando condições para que essa pessoa possa viver com uma rotina de vida saudável, em muitos casos até deixando de usar os farmacológicos”, ressaltou o fisioterapeuta, Yago Bernardino.

O profissional reforçou que, durante as ações da campanha do “Fevereiro Roxo”, foi importante conscientizar as pessoas sobre os exames preventivos e diagnósticos de três doenças: lúpus, Alzheimer e fibromialgia, afirmando que a procura do cuidado preventivo e diagnóstico precoce, é essencial para que se obtenha maiores chances de respostas positivas ao tratamento.

Fonte: Sedel

Foto: Julcemar Alves

Postagens relacionadas

FVS atua em monitoramento de segurança sanitária durante primeiro jogo de 2024 na Arena da Amazônia

Jamil Maciel

Prefeitura apresenta fluxos da Atenção Primária à Saúde para estudantes de Enfermagem da Ufam

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus faz ajustes no Vacinômetro para acompanhar a evolução da campanha contra a Covid-19

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights