AMAZONAS

Automação inteligente será tema principal em Simpósio apoiado pelo Governo do Amazonas

O Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) será realizado em Manaus, com apoio da Fapeam

Pela primeira vez, a cidade de Manaus recebe o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI). O evento está entre as ações fomentadas pelo Governo do Amazonas, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam).

O SBAI é o principal evento científico em automação inteligente da América Latina, e teve sua primeira edição em 1993. Em seu 30º ano, o encontro internacional, é presencial, e ocorre de 15 a 18 de outubro de 2023, no Studio 5 Centro de Convenções, zona sul de Manaus.

O tema principal do evento são as tecnologias e conceitos associados à indústria moderna agrupados na denominada Indústria 4.0. O SBAI é um evento bianual, considerado oportunidade única para pesquisadores e profissionais brasileiros e internacionais apresentarem os resultados mais recentes de suas pesquisas, e discutirem temas atuais e inovadores na área de automação inteligente.

De acordo com o coordenador do Simpósio, professor titular na área de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Vicente Ferreira de Lucena Junior, o controle e automação e sistemas modernos inteligentes também estão entre os temas a serem abordados na conferência.

Para ele, os temas centrais vêm ao encontro de conceitos importantes para a indústria moderna, e se adequam fortemente ao atual momento vivenciado pela indústria brasileira, principalmente em relação ao Polo Industrial de Manaus (PIM), que possui interesse na aplicação dessas tecnologias para a solução técnica de problemas reais.
“O evento se torna importante também para o programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Ufam (PPGEE), pois coloca nosso mestrado e doutorado no mapa dos pesquisadores brasileiros”, completou o coordenador.

A estimativa de público é de 700 pessoas, entre pesquisadores, profissionais da indústria e discentes em nível de graduação e pós-graduação.

Na oportunidade, Vicente Lucena ressaltou a importância do apoio da Fapeam ao evento científico, “a Fapeam tem um papel fundamental para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, e, principalmente ao apoiar simpósios como esse que trazem pesquisadores de todo o Brasil para conhecer as nossas universidades, a nossa região e também conhecer o potencial que temos aqui. Sem o apoio da Fapeam a realização desse evento seria impossível”, frisou o coordenador.

A atividade faz parte das conferências organizadas pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), uma instituição membro da International Federation of Automatic Control (IFAC), que visa congregar pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes que tenham interesse na área de automação e controle de sistemas dinâmicos, com especial foco em desenvolver e aplicar métodos e técnicas baseados em sistemas inteligentes para a solução de problemas reais da indústria.

A edição deste ano será organizada pelas três instituições de ensino superior públicas do Amazonas, sendo capitaneada pela Ufam, tendo como instituições colaboradoras a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), além do Institute of Industrial Automation and Software Engineering (IAS) e a University of Stuttgart, no auxílio da organização.

Mais informações sobre o simpósio e inscrição acesse: https://sbai2023.com.br/

Parev

Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Agenda

A Fapeam disponibiliza a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

Fonte: Fapeam

Foto: Vicente Junior

Postagens relacionadas

Governador Wilson Lima acompanha início do ano letivo 100% presencial da rede estadual de ensino

amazonaspix@gmail.com

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado neste domingo (29/10)

Paulo Apurina

Wilson destaca que já destinou mais de R$ 284 milhões a Itacoatiara, em comício na cidade

Vilhena
Verified by MonsterInsights