AMAZONAS MEIO AMBIENTE POLÍTICA TURISMO

Avança nas comissões da Aleam, PL de Roberto Cidade que fortalece o turismo sustentável em comunidades ribeirinhas do Amazonas

Avança nas comissões da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 014/2024, de autoria do deputado  Roberto Cidade (UB), presidente do Legislativo Estadual, que institui as Comunidades Turísticas Sustentáveis (CTS) e cria o Selo Amazonense de Turismo Sustentável. A medida visa incentivar o desenvolvimento desse tipo de turismo aliado à proteção ambiental e também contribuir com a defesa das populações locais e tradicionais.

Conforme a proposta de Cidade, as Comunidades Turísticas Sustentáveis (CTS) devem ser compostas por um conjunto de equipamentos e infraestruturas turísticas, tais como: serviços públicos de turismo, serviços privados de turismo, equipamentos de lazer, recursos naturais e recursos culturais.

“O turismo sustentável é, sem dúvidas, um segmento que precisa ser melhor ordenado, explorado com responsabilidade e, isso, só acontecerá quando houver um balizamento adequado. Nossa proposta de certificação das CTSs tem o objetivo de se somar à legislação vigente e favorecer o turismo sustentável como uma ferramenta para a inclusão social, beneficiando as comunidades locais. Além disso, há ainda o Selo Amazonense de Turismo Sustentável, que irá facilitar o acesso a linhas de crédito específicas e capacitação técnica. Essas medidas fortalecem a atividade turística”, afirmou o deputado presidente.

Pela proposta, caberá ao Poder Executivo, por meio do órgão competente, estabelecer critérios e requisitos para a certificação de CTS, levando em consideração aspectos ambientais, sociais e culturais.

Entende-se por CTS as comunidades que, por meio da prática do turismo sustentável, são capazes de equilibrar de forma responsável e saudável, os interesses e recursos da comunidade receptora em relação às esferas econômicas, sociais e ambientais.

Selo Amazonense de Turismo

O projeto prevê ainda que as Comunidades Turísticas Sustentáveis certificadas com o “Selo Amazonense de Turismo Sustentável” tenham acesso a benefícios e incentivos, tais como linhas de crédito específicas, capacitação técnica e divulgação em materiais promocionais do Estado.

O “Selo Amazonense de Turismo Sustentável” terá validade por um período a ser determinado pelo Executivo, devendo ser renovado mediante a comprovação da manutenção dos requisitos que fundamentaram a certificação.

— — —
Via Assessoria de Comunicação
Foto – Herick Pereira

#aleam #robertocidade #turismosustentável #amazonas

Postagens relacionadas

Nova superintendente de Agricultura e Pecuária no Amazonas defende o agronegócio pautado no desenvolvimento sustentável e o combate à febre aftosa

Jamil Maciel

TCE-AM discutirá preservação de igarapés em seminário na próxima quarta-feira (20)

Paulo Apurina

Amapá “pode continuar sonhando” com exploração de petróleo, diz Lula“

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights