AMAZONAS

Caic+ Ana Braga realizou 1.208 atendimentos no primeiro mês de ampliação da oferta de consultas especializadas

O Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Ana Maria dos Santos Pereira Braga, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 1.208 atendimentos pediátricos no primeiro mês de ampliação da oferta de consultas especializadas. A inauguração da unidade, completamente reformada, e do perfil Caic+ Especialidades na rede estadual de saúde foi realizada pelo governador Wilson Lima, em 03 de janeiro deste ano.

“O Caic+ realiza um trabalho de excelência para a saúde das crianças, com consultas em diversas especialidades e a estrutura totalmente revitalizada nessa unidade. Os primeiros resultados desde a inauguração são bastante positivos e vamos continuar trabalhando para ampliar a assistência com a entrega das demais unidades ainda neste trimestre”, ressaltou o secretário de estado de saúde, Dr. Anoar Samad.

Com a reorganização da assistência pediátrica, o Caic+ Ana Braga oferta, de forma inédita, a crianças e adolescentes seis novas especialidades: neurologia, ortopedia, psiquiatria, endocrinologia, reumatologia e pneumologia. O novo formato de atendimento está previsto no projeto Criança Amazonas, que integra o programa Saúde Amazonas.

Neste primeiro mês, a especialidade médica que contabilizou mais consultas foi endocrinologia, no total de 218. O segundo atendimento mais realizado foi psicologia (202) seguida de pediatria (116), ortopedia (106), neurologia (90), serviço social (89), fisioterapia (74), psiquiatria (70) e odontologia (64). Também foram realizadas consultas em fonoaudiologia (45), enfermagem (40), reumatologia (37), pneumologia (31) e triagem neonatal (26).

A diretora do Caic+ Ana Braga, Shaira Castro, ressaltou que o resultado é positivo apesar da ocorrência do absenteísmo, quando o paciente deixa de comparecer à consulta ou exame marcado por motivo pessoal, em razão do aumento de casos da Covid-19 no mês de janeiro.

“Creio que já está fazendo a diferença, muito grande, na vida dessas pessoas que estão sendo assistidas. Crianças e adolescentes recebem atendimento multiprofissional na própria unidade, com consultas médicas, de enfermagem, serviço social e odontologia e continuam recebendo suas consultas subsequentes até terem alta. O Caic+ Especialidades também é um grande avanço para a saúde do Amazonas”, afirmou a gestora.

Acesso – O agendamento de atendimentos no Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+ Ana Braga. O encaminhamento precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado. A SES-AM orienta que os usuários mantenham o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.

Ampliação da rede – A previsão é que o Caic+ Ana Braga realize 3.040 atendimentos especializados por mês, transformando-se em uma unidade referência em reabilitação neuromotora, oferecendo atendimento multidisciplinar e especializado para os usuários em diversas áreas.

Além do Ana Braga, a revitalização e o novo perfil de funcionamento chegará aos Caics: Alberto Carreira, Dra. Maria Helena Freitas de Góes, Dra. Josephina de Mello e Dr. Afrânio Soares. Essas unidades têm previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2022 e deverão ofertar, juntamente com o Caic+ Ana Braga, mais de seis mil consultas médicas especializadas por mês.

Nova estrutura – O Caic+ Ana Braga não era reformado há mais de 10 anos – a última intervenção no local ocorreu em 2009. As reformas dos Caics são fruto da parceria entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que destinou R$ 479.904,70 para as obras, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que executou a revitalização.

FOTOS: Tácio Melo/Secom

Postagens relacionadas

Prefeito David Almeida acompanha mutirão de limpeza e capinação no parque Desembargador Paulo Jacob no centro de Manaus

Paulo Apurina

Lei de Roberto Cidade estabelece o uso de técnicas da Justiça Restaurativa entre os alunos para diminuir índices de violência no ambiente escolar

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus utiliza questionário para diagnóstico precoce da hanseníase

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights