AMAZONAS JUSTIÇA

Câmara de Iranduba é a primeira a entregar prestação de contas ao TCE-AM em 2026

Câmara de Iranduba é a primeira a entregar prestação de contas ao TCE-AM em 2026A Câmara Municipal de Iranduba é o primeiro órgão jurisdicionado a concluir o envio da Prestação de Contas Anual (PCA) ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), referente ao exercício de 2025. Além de Iranduba, outras três unidades já finalizaram o procedimento: as Câmaras Municipais de Manicoré, Coari e Barreirinha.

Os registros no painel eletrônico de acompanhamento indicam que as entregas começaram no dia 2 de fevereiro, com o envio de Iranduba, seguido por Manicoré. No dia seguinte, 3 de fevereiro, as Câmaras de Coari e Barreirinha também concluíram o processo, formando o primeiro grupo de jurisdicionados a cumprir a obrigação anual junto à Corte de Contas.

Lançado nesta quinta-feira (5), o painel eletrônico permite acompanhar, de forma dinâmica e transparente, o envio das documentações obrigatórias referentes ao exercício de 2025. O acesso pode ser feito pelo endereço https://pca2026.tceam.tc.br/.

Ao todo, 400 unidades gestoras precisam realizar o envio das PCAs.

Passo a passo

O envio das PCAs, que deverá ser feito até 31 de março, ocorre de forma progressiva dentro do sistema. Inicialmente, a situação aparece como “prestação não iniciada”, quando o gestor responsável ainda não acessou o ambiente de entrega.

A partir do momento em que um usuário vinculado ao órgão entra na área específica da PCA por meio do Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), disponível em dec.tce.am.gov.br, o status passa automaticamente para “prestação iniciada”. Somente após a finalização completa do procedimento é que o sistema registra a situação como “prestação entregue”.

Dentro da plataforma, o próprio DEC identifica automaticamente a instituição vinculada ao gestor e apresenta a lista de documentos exigidos para preenchimento e anexação. O envio pode ser feito de maneira gradual, com possibilidade de salvar o andamento e retomar posteriormente até a conclusão definitiva.

Após finalizar o processo, o sistema gera um número de protocolo, permitindo o acompanhamento do trâmite da prestação de contas até o julgamento final.

Apesar do suporte tecnológico e do monitoramento contínuo realizado pelo Tribunal, o TCE-AM reforça que a responsabilidade pelo envio das informações é dos próprios gestores, conforme previsto na legislação.

Para orientações e suporte técnico, os gestores podem entrar em contato com a Secretaria de Controle Externo pelos telefones (92) 3301-8118 e (92) 3301-8119.

Texto: Pedro Sousa
Foto: Joel Arthus
DICOM TCE-AM

Postagens relacionadas

‘Sine nos Bairros’ da prefeitura atenderá em três pontos de Manaus neste sábado

Paulo Apurina

Campanha de Roberto Cidade ganha as ruas com cinco ‘bandeiraços’ em Manaus

Paulo Apurina

Wilson Lima reúne com ministro de Infraestrutura para dar agilidade na concessão de licenças das obras de recuperação da BR-319

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights