AMAZONAS JUSTIÇA

Campanha de doação de sangue do TCE-AM arrecada 62 bolsas e mobiliza servidores

Com o objetivo de contribuir para os estoques de sangue no Amazonas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) promoveu, nesta quinta-feira (24), mais uma edição da campanha “Vampirão no TCE”, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

A ação conseguiu arrecadar 62 bolsas de sangue e registrar 82 novos cadastros, beneficiando também ao menos 250 pessoas com hemocomponentes derivados das bolsas. A ação já é consolidada como marco solidário no calendário institucional da Corte de Contas amazonense.

A chefe da Divisão de Assistência Social do Tribunal, Etelvina de Andrade, destacou o sucesso da campanha.

“Sabemos que o número de doações efetivas costuma ser menor que o de inscrições, mas fechamos com um resultado muito positivo, especialmente com a participação ativa de doadores frequentes e muitos jovens, como estagiários e aprendizes”, relatou Etelvina.

Para garantir o bem-estar dos doadores, todos receberam um kit de lanche composto por maçã, banana, cereal, suco e iogurte, ajudando na recuperação das energias após a doação.

Marco solidário

A campanha é realizada duas vezes por ano, nos meses de abril e setembro, e conta com intensa mobilização interna.

“Nosso Serviço Social visita os setores com 15 dias de antecedência, enquanto a comunicação interna divulga amplamente por e-mail e pela intranet. Essa iniciativa é um projeto especial da nossa presidente, Conselheira Yara Amazônia Lins, que prioriza tanto a saúde do servidor quanto o bem coletivo”, explicou Etelvina, enfatizando a relevância da parceria com a Unidade Móvel de Coleta Externa do Hemoam.

Rafaele, estagiária do Tribunal e doadora pela segunda vez, compartilhou sua experiência positiva.

“A primeira vez que doei foi aqui no ano passado, fiquei ansiosa por não conhecer o processo, mas a equipe esclareceu todas as dúvidas, realizou uma avaliação prévia minuciosa sobre peso, histórico de saúde e medicamentos utilizados”, disse.

Sobre o pós-doação, Rafaele afirmou que se sentiu tranquila e reforçou a importância das orientações recebidas. “Eles aconselham a gente a comer bem antes, então vim após o almoço. A coleta levou cerca de 25 minutos e foi bem tranquila. É gratificante saber que podemos ajudar outras pessoas”.

A coordenadora da campanha do Hemoam, Graziela Riviera, destacou o êxito das doações e frisou a importância de campanhas de arrecadação para o estoque da instituição.

“Em nome da Fundação Hemoam, agradecemos muito pela recepção, pela organização, carinho e principalmente pela filantropia. Foram 62 maravilhosas bolsas, uma campanha que tem sido um êxito. Essas bolsas farão a diferença e vão levantar nossos estoques. Que essa parceria continue todos os anos”.

Próxima edição

A próxima edição da campanha já está confirmada para o dia 25 de setembro, com expectativa de ampliar ainda mais o número de doações de sangue.

Texto: Maria Karine
Fotos: FIlipe Jazz

Postagens relacionadas

Presidente Roberto Cidade propõe criação de Escola de Aquaviários para formar profissionais da navegação no Amazonas

Paulo Apurina

Roberto Cidade denuncia falta de energia elétrica na zona rural de Manicoré há 10 dias e cobra solução por parte da concessionária

Paulo Apurina

Prefeito David Almeida consolida parceria estratégica com o Banco Mundial e IFC para desenvolvimento sustentável e ampliação do espaço fiscal

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights