A Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 24/2, a 2ª Formação Educação do Campo com cerca de 100 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, que atuam nas escolas ribeirinhas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro ocorreu na Escola Municipal José Sobreiro, localizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, na região do Tarumãzinho, no rio Negro.
A oficina teve a temática “Avaliação Saeb na interface com a educação do campo e educação escolar indígena na perspectiva da alfabetização científica”. A Educação do Campo está dividida em seis polos. A formação continuada é coordenada pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).
Na ocasião, estavam envolvidas 11 escolas municipais da localidade, conforme explica a articuladora e formadora da educação do campo e indígena, Edmilza Ferreira.
“A formação continuada para professores é garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Estamos com essa ação na DDPM há muito tempo e ela é importante porque procuramos trabalhar em cima da dificuldade dos professores e da proposta da Semed. Principalmente, neste ano, em que as avaliações do Saeb são o foco”, declarou a educadora.
O professor formador Manoel Pessanha, lotado na DDPM, coordenou a oficina com os professores do Ensino Infantil e do 3° ano ao 5° ano. Ele abordou o ensino híbrido, por meio da gamificação, que está relacionada com aplicação das dinâmicas e metodologias presentes nos jogos, além do pensamento computacional, voltado para estratégia da leitura e raciocínio lógico.
“Somos pesquisadores na DDPM, então o que tem de novidade em relação às tecnologias nós sempre trabalhamos com os alunos. Assim, essa formação vem para enriquecer a questão dos conteúdos e diversificar a dinâmica em sala de aula”, compartilhou o formador.
De acordo com o professor de português, Daniel Alves Neto, a iniciativa coloca em prática os conteúdos ministrados no 6° tempo do Programa Educa+Manaus, ação pedagógica a qual prepara as turmas de 5º e 9º ano para as avaliações do Saeb.
“O Educa+ ajuda na questão das crianças terem mais tempo para se preparar e ajuda os professores a ter o treinamento em relação ao Saeb. Ajuda os professores na questão da formação para que possamos alcançar o melhor índice possível no Saeb”, disse Daniel.
Já para o professor de matemática, Alfredo Oliveira, o encontro é um momento essencial para aprimorar as técnicas utilizadas em sala de aula. “Essa atividade está sendo bastante positiva, porque traz mais conhecimento para a gente. Ajuda a trabalharmos os conteúdos que vamos aplicar no 6° tempo do Educa Mais”, finalizou.
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Texto – Andrew Ericles / Semed
Foto – Lucas Levi / Semed