AMAZONAS CULTURA

Cemitérios públicos de Manaus recebem visitantes no Dia de Finados

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, nesta quinta-feira, 2/11, Dia de Finados, uma programação especial nos cemitérios municipais.  Os dez campos-santos, administrados pela gestão municipal, sendo seis na área urbana e quatro na zona rural, ficaram abertos das 6h às 18h, com a realização de missas e cultos, com estrutura de som, música, tendas e grades. Além disso, mais de mil servidores municipais ofereceram um atendimento humanizado à população.

Nas últimas duas semanas, a prefeitura intensificou os esforços para deixar os cemitérios preparados para o Dia de Finados. Os espaços receberam os serviços de capina, poda, pintura, recuperação de calçadas e bancos, além da limpeza geral.

02.11.23 - Cemitérios públicos com programação especial no 'Dia de finados'

De acordo com o diretor de Limpeza da Semulsp, Laurimar Costa, foi realizado um cronograma de trabalho especial nos campos-santos. “Nós tivemos uma preparação bem antecipada, fazendo uma limpeza geral em todos os cemitérios, que no total são dez. Seguindo a determinação do prefeito David Almeida, todos os espaços estão limpos e organizados para receber as pessoas que vierem visitar seus entes queridos”, afirmou.

A dona de casa Cleia Teixeira todos os anos comparece nas primeiras horas do dia no cemitério municipal São João Batista, localizado na avenida Álvaro Maia, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, para participar da missa e visitar seus entes queridos. “Até me emociono, porque eu vim visitar minha mãe e meu falecido marido.  É nessa hora que a gente sente que o sentimento é mais forte”, contou.

Para garantir total segurança, a prefeitura conta com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para prevenir qualquer incidente. Além disso, os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuam no entorno dos cemitérios proporcionando ordenamento e um melhor fluxo no trânsito.

— — —

Prefeitura trabalha no ordenamento do comércio informal nos cemitérios de Manaus

Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), atuou com cem fiscais no ordenamento do comércio informal no entorno dos cemitérios municipais. Nesta quinta-feira, 2/11, Dia de Finados, os vendedores tiveram as vendas aquecidas de água, arranjo de flores e lanches em geral nas proximidades dos campos-santos.

“Com uma grande estimativa de público nos cemitérios municipais, a Semacc atuou para que todos pudessem trabalhar, de forma segura, garantindo uma renda extra, com todo o apoio da prefeitura. Entendemos que essas datas aquecem esse tipo de venda, então, nada mais justo do que organizarmos essas pessoas, oportunizando o trabalho. O prefeito David Almeida sempre nos determina que façamos o melhor, e a fiscalização está muito atuante e alinhada”, disse o titular da Semacc, Wanderson Costa.  

Comercializando flores artificiais e água, a vendedora ambulante Maria Olívia Souza, de 41 anos, espera ter um bom retorno do investimento feito para lucrar no Dia de Finados. Desempregada há dois anos, ela aproveita a grande presença de público no cemitério Parque Tarumã, na avenida do Turismo, para garantir um dinheiro extra.

“Estou desempregada desde a pandemia, então tenho que me virar. A prefeitura tem me dado a oportunidade de trabalhar em eventos e, hoje, no Dia de Finados, o público no cemitério é grande; já vendi bastante e vou ter retorno, se Deus quiser”, concluiu a vendedora. 

— — —

Texto 1– Deborah Azevedo / Semcom

Fotos 1 – João Viana / Semcom e D’Castro / Semulsp

Texto 2 – Polyana Brelaz/Semacc

Foto 2 – Gildo Smith/Semacc

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus lança exposição de Arte Indígena para fortalecer valorização do Povo Ancestral Manauara

Paulo Apurina

Governo do Amazonas garante recursos federais para controlar incêndios florestais e desmatamento até 2026

Jamil Maciel

Após recebimento de denúncias, Blitz TCE faz primeira inspeção em escola pública de Manaus

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights