ESPORTE

Centro de Cooperação da Cidade reforça monitoramento estratégico durante evento futebolístico na Arena da Amazônia

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), realizou, nesta quarta-feira, 17/1, o monitoramento por imagens do perímetro externo da Arena da Amazônia, na zona Centro-Sul, durante a partida entre Flamengo e Audax, válida pela primeira rodada do Campeonato Carioca de 2024. O evento contou com a supervisão do CCC para garantir a organização e o controle do ambiente.

Utilizando câmeras analíticas do modelo Bullet 2MP, o Centro de Cooperação da Cidade acompanhou, em tempo real, e com alta resolução de imagens, cada metro das vias próximas ao estádio, em ambas as direções: bairro/Centro e Centro/bairro. A iniciativa visa o bem-estar dos torcedores locais por meio do monitoramento abrangente do entorno do estádio, assegurando uma experiência positiva para todos os envolvidos no evento esportivo.

A participação do Centro de Cooperação da Cidade na organização e monitoramento geral do evento foi resultado do convite da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O colegiado, ativado às 15h, destacou-se por reuniões setoriais em horários estratégicos para coordenar movimentações dos torcedores na Arena da Amazônia.

Na avaliação do superintendente do CCC, Sandro Diz, a cooperação entre os dois órgãos de monitoramento é imprescindível durante eventos de grande porte na capital.

“Nosso corpo técnico monitorou toda a movimentação de pessoas e veículos ao redor da Arena da Amazônia. Sabemos da importância da colaboração entre os órgãos de monitoramento. Essa parceria é fundamental para a eficácia nas operações e reflete nosso compromisso contínuo com a comunidade durante”, afirma o superintendente.

Vias monitoradas

Durante o acompanhamento do perímetro externo da Arena da Amazônia, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) direcionou sua atenção a 12 vias públicas estratégicas na área circundante. Estas foram minuciosamente observadas pelo órgão municipal, incluindo:

No sentido bairro/Centro:

• Avenidas Pedro Teixeira com a Dom Pedro, próximas à Delegacia-Geral de Polícia Civil do Amazonas.
• Avenidas Constantino Nery com Pedro Teixeira.
• Ruas Loris Cordovil e Maromba.
• Avenidas Darcy Vargas, Torquato Tapajós e Djalma Batista.

No sentido Centro/bairro:

• Avenidas Mário Ypiranga, na travessa com o viaduto Governador Plínio Ramos Coelho.
• Avenidas Desembargador João Machado com a rua Professora Cacilda Pedroso.

Cooperação municipal

Diversas secretarias integrantes da Matriz de Responsabilidade Municipal desempenharam papéis fundamentais no colegiado de organização geral do evento realizado no perímetro externo da Arena da Amazônia, com a ajuda do monitoramento realizado pelo CCC.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) contribuiu com um efetivo de dez guardas municipais. Esses profissionais atuaram em colaboração com os órgãos fiscalizadores do município, reforçando a segurança e assegurando a integridade física do público presente.

No âmbito da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mobilizou um grupo de 22 servidores, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos. Essa equipe atuou nos dois postos de atendimento estruturados na arena, contando ainda com o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender às necessidades da população durante o evento.

A Secretaria Municipal de Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) realizou o ordenamento do comércio informal no entorno do estádio, disponibilizando fiscais que orientaram mais de 800 vendedores ambulantes de alimentos, bebidas e acessórios.

O fluxo de trânsito no perímetro externo foi coordenado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que mobilizou um efetivo de 80 agentes de trânsito para o controle viário, auxiliando na travessia de pedestres e bloqueio de vias utilizando viaturas, motocicletas e um guincho de reboque.

As equipes da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) atuaram de forma diligente, fiscalizando a segurança alimentar, o aporte das ambulâncias e ambulatório. O trabalho foi vital para a prevenção e controle durante as atividades que envolveram produtos, serviços e engenharia sanitária nas proximidades da Arena da Amazônia.

Fonte: CCC

Foto: Samira El Kebbe

Postagens relacionadas

Prefeito David Almeida destaca investimentos para transformar Manaus na capital da pesca esportiva

Jamil Maciel

No Estádio Ismael Benigno, Manaus FA vence Remo Lions e segue invicto no Campeonato Brasileiro de Futebol Americano

Jamil Maciel

Com dobradinha de ouro em Brasília, nadadora do ‘Manaus Olímpica’, da prefeitura, torna-se tricampeã brasileira infantil de Águas Abertas

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights