AMAZONAS

Com apoio do Governo do Amazonas será realizado o 5º Encontro de Valorização dos Povos Indígenas, em Parintins

A atividades recebe fomento da Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos

Ampliar a reflexão sobre a importância de afirmar-se enquanto indígena e o reconhecimento dos direitos dos povos tradicionais são os objetivos principais do “V Encontro de Valorização dos Povos Indígenas: Luta pelos Direitos Indígenas em Parintins”, (distante 369 quilômetros de Manaus). O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

O Encontro será realizado no período de 15 a 20 de abril de 2024, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam-Parintins), durante a Semana dos Povos Indígenas, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi).

O público esperado são discentes, lideranças indígenas e pesquisadores de diversas instituições do estado do Amazonas e comunidade em geral. Para mais detalhes sobre inscrições e modelos de banners, acesse o link: https://www.even3.com.br/povos-indigenas-444309/

Segundo a coordenadora da atividade científica, doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia e professora no Ifam-Parintins, Christiane Pereira Rodrigues, o apoio da Fapeam ao evento permite a aproximação da comunidade com as instituições, trazendo impactos sociais, ambientais e políticos. “A contribuição da Fapeam fortalecerá ainda mais o reconhecimento e a valorização dos direitos indígenas no território Amazônico”, acrescenta.

Entre os impactos esperados pela ação, Christiane destaca a ampliação da participação de indígenas nos espaços acadêmicos, a sensibilização da comunidade parintinense, sobre a importância de afirma-se enquanto indígena, o reconhecimento de direitos, e a ampliação da divulgação cientifica dos trabalhos com a temática sobre a realidade dos povos indígenas na Amazônia.

Durante o evento ocorrerá mesa-redonda com o objetivo de promover a valorização dos povos indígenas, oficinas que oportunizam o diálogo entre a comunidade indígena residente na área urbana de Parintins e acadêmicos do Ifam, além de oficinas de artesanato com biojóias, de grafismo indígena e diálogos com a linguagem Saterê Mawé, apresentações culturais de estudantes da Escola Estadual Irmã Sá, Escola Estadual São José Operário, Escola Municipal Charles Garcia e do Ifam, e outras atividades.

“Estamos abertos a trabalhos de alunos do Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-graduados. E o melhor de tudo: as inscrições são gratuitas e a impressão dos banners será custeada pelo evento”, concluiu a coordenadora.

Sobre o Parev

Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Agenda CT&I

Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), que está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/

Fonte: Fapeam

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Livro sobre a importância das emoções durante a infância será lançado na livraria Leitura, do Amazonas Shopping

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus divulga esquema de vacinação contra a Covid-19 de terça a sexta-feira

Paulo Apurina

Presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade recebe anteprojeto de lei que cria programa de residência jurídica e contábil no TCE-AM

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights