AMAZONAS JUSTIÇA

Com foco em troca de experiências, TCE-AM recebe membros da Presidência da República

Servidores e técnicos do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) se reuniram, nesta quinta-feira (2), com membros da Secretaria de Controle Interno da Secretaria-Geral da Presidência da República (Ciset-PR). A reunião aconteceu na Escola de Contas Públicas do TCE-AM, e contou com a presença de mais de 30 técnicos de órgãos federais, estaduais e municipais. Os diálogos seguem até esta sexta-feira (03) também na sede do TCE-AM.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, esteve presente na abertura do evento.

Ele destacou as ações realizadas pelo TCE-AM e que podem acrescentar à Secretaria de Controle Interno da Presidência da República. 

Um dos pontos abordados foi sobre o projeto ‘Ouvidoria Estudantil’, premiado pela Controladoria-geral da União, e que foi idealizado na época em que o conselheiro Érico Desterro ocupou o cargo de ouvidor-geral da Corte de Contas.

“Nós estamos obtendo boas informações, boas práticas do controle interno da presidência da República, e nós também temos muito a dizer. É importante que o poder central tenha o conhecimento do que acontece setorialmente, do que acontece no Amazonas. Nós temos as nossas experiências bem sucedidas, e vamos buscar informações naquilo que entendemos que é relevante”, afirmou o presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

O secretário de Controle Interno da Ciset-PR, Edson Sá Teles, também levantou pontos importantes da Secretaria que podem servir de exemplos para a Corte de Contas amazonense.

“Nós coordenamos as áreas de auditoria, corregedoria e ouvidoria da presidência, então cada uma dessas áreas tem um trabalho, independente, mas coordenado pela Secretaria de Controle Interno. Em relação a ouvidoria temos alguns guias específicos que trouxemos para o TCE Amazonas, na corregedoria temos a cartilha de combate ao assédio moral, e na auditoria temos um sistema para consolidar e fazer análise de licitações, que está disponível para o Tribunal de Contas do Amazonas”, destacou o secretário de Controle Interno, Edson Sá Teles.

Programação

Pela parte da manhã palestrou a ouvidora, Eveline Brito, e o coordenador-geral de Acesso à Informação da Ciset-PR, João Francisco. Os gestores falaram sobre boas práticas relacionadas com a Lei de Acesso à Informação. Em seguida, o auditor de Controle Externo do TCE-AM, Vinícius Dantas, relacionou as boas práticas com a corregedoria, com ênfase em ações preventivas.

O evento seguiu pela parte da tarde, onde palestraram membros de diferentes áreas do TCE-AM para apresentar as respectivas responsabilidades no âmbito da Corte de Contas.

Às 14h, a assistente técnica de Controle Externo do TCE-AM, Daniele Oliveira palestrará, em seguida, a diretora-geral da Escola de Contas Públicas, Solange Maria Ribeiro da Silva.

A troca de experiências seguiu com o assistente da Ouvidoria, Bruno de Oliveira, e a chefe de gabinete da Corregedoria do TCE-AM, Rita de Cassia Carvalho.

Nesta sexta-feira (3), o último dia de eventos foi marcado pela apresentação da ferramenta Aprimora, pelo coordenador-geral de Auditoria de Gestão e Orientações Institucionais da Ciset, André Sena. O coordenador-geral de Auditoria Contínua e Assessoramento Técnico, Eduardo Melo, falará sobre as inovações de auditoria do órgão.

Postagens relacionadas

Aprovado Projeto de Lei de Adjuto Afonso que incentiva empreendedorismo de mulheres em comunidades tradicionais ou povos originários

Paulo Apurina

Seminário “Igarapés de Manaus” promovido pelo TCE-AM está na reta final das inscrições

Paulo Apurina

Sine Manaus oferta 195 vagas de emprego nesta terça-feira, 23/11

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights