A Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) participou da tradicional “Banda Maria Vem com as outras”, como parte da programação da comissão voltada ao Carnaval de Manaus, na última quarta-feira (15). Neste ano, o tema “Meu corpo não é sua folia” levou às ruas o debate sobre o combate à violência doméstica.
Aproveitando a irreverência do evento, mas com destaque a uma luta séria, a Comissão reforçou a ação contra o feminicídio e o combate à importunação sexual sofrida cotidianamente pelas mulheres. “Uma banda voltada para evidenciar o empoderamento e a luta das mulheres por mais segurança, fim dos feminicídios, fim da intolerância de gênero e, sobretudo, um Amazonas com mulheres felizes. Por isso, nosso apoio e participação no evento para dizer não à violência, à importunação e ao assédio sexual”, afirmou a deputada Alessandra Campêlo, presidente da Comissão.
A banda é organizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), da presidente da Comissão da Mulher da Assembleia, deputada Alessandra Campêlo (PSC) e do presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (UB).
Ação
Na última quinta-feira (16), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio de parceria entre a Diretoria de Saúde, Diretoria de Assistência Social e a Comissão de Assistência Social e Trabalho da Casa Legislativa, realizou ação de conscientização e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), com distribuição de preservativos e panfletos informativos, reforçando a importância da prevenção.
A deputada estadual Mayara Dias (Avante), presidente da Comissão de Assistência Social e Trabalho da Aleam, lembrou aos foliões, que devem festejar, mas com cuidados e se prevenindo. “Ações para explicar e alertar para o perigo de doenças, evita que tenhamos problemas no futuro, como o aumento no índice de contaminação, por exemplo, por isso apoiamos ações preventivas como a que esta sendo realizada”, finalizou.
“Fazemos esta ação orientando as pessoas para que se divirtam, mas com responsabilidade e se protegendo”, explicou o diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade.