CULTURA

Como Cristo pode ajudar em problemas cotidianos?

Um amigo meu tem um cunhado que não resiste a transmitir pequenas provocações e críticas quando visita sua casa. Ela se cala e tenta tolerá-lo, mas acaba com ressentimentos, sua irritação cresce toda vez que ele vem. Ela despreza sua arrogância, sua picuinhas e sua insensibilidade. Para manter a paz, ela não o confronta, mas não gosta de recebê-lo.

Perguntei-lhe o que ela achava que Cristo diria sobre a situação. Ela disse: “Ah, Ele o amaria, é claro.”

Sim, Cristo o amaria. Mas duas outras coisas: primeiro, Cristo gostaria que você se impusesse diante dessa situação. Podemos insistir em um tratamento respeitoso e estabelecer limites para agressores abusivos. Mas outra coisa que raramente consideramos é esta: Cristo superou isso.

E é sobre esse segundo ponto sobre a qual quero conversar. Cristo literalmente pagou por cada tristeza, cada angústia que sentiremos, não apenas por nossos pecados. Ele pagou pela maneira como minha amiga se sente e pela grosseria de seu cunhado.

Ter bom ânimo em meio aos problemas cotidianos

 Cristo disse: “No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

E isso significa tudo. Isso me traz tanta paz que mal consigo absorver. Isso significa que toda vez, todos os dias, quando algo ou alguém faz algo irritante, você pode literalmente pensar consigo mesmo: “Cristo superou isso”.

Enfrentamos as injustiças? É claro. Às vezes precisamos refletir sobre os nossos fardos e lamentar? Sim. Mas não precisamos deixar que cada pequena provocação nos desvie de nosso caminho. Podemos “ter bom ânimo” e saber que Cristo realmente está ciente dos detalhes de nossas vidas.

Todos nós temos problemas, os desafios inerentes à mortalidade. Às vezes, eles são enormes e parecem esmagadores por qualquer padrão. A vida oferece perdas abrasadoras e experiências angustiantes. Buscamos o Senhor, recebemos bênçãos, muitas vezes temos amigos e familiares que se reúnem para nos ajudar. É fácil acreditar, nesses momentos de grande dor, que Cristo conhece nossos corações partidos e nos socorrerá.

Mas muitos de nós esquecemos que Cristo está lá para as pequenas coisas, também. A maioria das provações que enfrentamos não são monumentais, mas coisas do cotidiano. Pequenos eventos, como um cunhado cujos comentários incomodam e deixam de mal humor, nos sentimos pequenos demais para o Senhor se preocupar.

E, no entanto, estes são o que compõem o tecido de nossas vidas. Estes determinam o progresso espiritual do coridiano que temos ou não.

Cristo venceu o mundo

São essas pequenas coisas que nos deixam cansados demais para ler nossas escrituras, ou exasperados demais para invocar paciência. Ficamos de mal humor, nosso temperamento fica curto e a vida se torna pesada.  

Cristo venceu todos eles. Cada comentário atrevido de uma criança, cada frustração no trabalho, cada sonho que você sente que perdeu, cada momento em que você cedeu e disse ou fez a coisa errada. Em vez de entrar no desespero, precisamos levantar nossos rostos para o Filho e ser gratos por Ele realmente ter superado tudo.

Como mortais, é difícil ser feliz e alegre o tempo todo. Vivemos no que parece ser um mundo enlouquecido, às vezes. Mas esse é o próprio mundo que Cristo venceu. As mudanças sociais que todos estamos observando, muitas das quais nos chocam — Cristo superou tudo.

Quando o cunhado vier, ou quando algo pequeno incomodar você, tente respirar e lembrar que Cristo já superou isso. Você não precisa dar seu coração e alma, seu humor ou mais atenção do que o necessário. Isso realmente ajuda a colocar tudo em perspectiva.

Nossa parte é confiar Nele, saber que a vitória final será Dele e colocar nossa fé em Jesus Cristo. É o primeiro princípio do Evangelho. Com Ele como nosso parceiro à medida que passamos pela vida, podemos sentir paz genuína em nossos corações, e verdadeiramente sentir alegria.

Postagens relacionadas

Casarão da Inovação Cassina sedia workshop de lógica de programação

Jamil Maciel

Para historiador, Independência do Brasil criou nação fundada na “escravidão”

Paulo Apurina

Prefeito de Manaus lança matriz de ações para reabilitação do Centro da capital

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights