AMAZONAS OPORTUNIDADE

Comunidades Yanomami no Amazonas recebem mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional

Ações visam garantir acesso à documentação básica aos povos indígenas que moram em comunidades distantes

Três comunidades indígenas Yanomami no Amazonas recebem mutirão para serviços de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), até o dia 16 de janeiro. As ações são coordenadas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e contam com apoio do Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), responsável pela emissão de CINs no Estado.

O mutirão para emissão do documento iniciou nesta quinta-feira (11/01) nas comunidades de Maturacá, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), e Ariabu, localizada na divisa com o município de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus). Nessas localidades os atendimentos serão realizados até 13 de janeiro.

Já no período de 14 a 16 de janeiro, as equipes do IIACM se deslocarão para a comunidade Maiá, também situada na região de fronteira com Santa Isabel do Rio Negro. Na comunidade moram cerca de 650 indígenas e mais de 100 pessoas não possuem documento de identificação.

As ações nas comunidades indígenas visam garantir o acesso à documentação básica aos povos Yanomami que residem em regiões distantes e de difícil acesso à políticas públicas e documentação básica.

Além da emissão de Carteiras de Identidade Nacional, outros serviços são oferecidos aos moradores das comunidades Yanomami. Entre eles estão orientação jurídica para documentação e ofícios para emissão da segunda via de certidão de nascimento, realizados pela Defensoria Pública do Amazonas e pelo setor de documentação da Funai, respectivamente.

Fonte: SSP-AM

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Concurso de fotografia da prefeitura de Manaus vai selecionar imagem de árvore mais bonita de Manaus

Jamil Maciel

Wilson Lima sanciona lei que modifica regimento interno do TCE-AM

Paulo Apurina

Sine Manaus oferta 477 vagas de emprego nesta quarta-feira, 20/9

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights