AMAZONAS CULTURA ECONOMIA POLÍTICA TURISMO

Cruzeiros internacionais impulsionam ecoturismo na Serra da Valéria

A temporada de cruzeiros internacionais está de volta ao Amazonas e a Serra da Valéria foi escolhida como a primeira parada obrigatória de 1200 turistas estrangeiros que viajam no transatlântico Sirena, das Ilhas Marshall.

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Turismo coordenou o receptivo dos turistas que desembarcaram no Centro Receptivo Fluvial Turístico da comunidade São Paulo, nesta sexta-feira, 10.

A chegada dos cruzeiros impulsiona o ecoturismo na região e proporciona mais desenvolvimento para a população local. Fomentar o turismo e gerar renda é uma das prioridades da gestão do prefeito Mateus Assayag e da prefeita em exercício Vanessa Gonçalves.

A Serra da Valéria é um platô de 152 metros de altura, oferece uma das vistas mais belas da região de Parintins, tem um sítio arqueológico preservado e reúne quatro comunidades ribeirinhas. O local dispõe de infraestrutura turística para atender os cruzeiros estrangeiros e escadaria com rampa de acesso que oferece maior comodidade aos visitantes na comunidade Santa Rita.

Entre os atrativos, os turistas contemplaram as belezas naturais nos passeios de canoa, bajaras e o artesanato produzido pelos ribeirinhos. A moradora Gracenilce Da Silva Barbosa que produz colares, pulseiras e adereços de sementes comemorou o retorno dos cruzeiros na Valéria. “É uma fonte de renda extra que ajuda no sustento da família”.

O artesão Romário Ferreira da Cruz que trabalha com remos entalhados na madeira também atesta a importância da visita dos estrangeiros. “Ajuda muito, principalmente para aumentar a renda e contribuir na compra de alimentos”, comenta.

Outro que sabe como atrair os turistas é o morador Sidney Frank. Ele faz pinturas e se veste de pajé para fotografar com os visitantes. “Pra nós é um ganho, ajuda cada morador que vende seu artefato”, disse.

A Subsecretária Carla Garcia conversou com lideranças e moradores das comunidades para falar das políticas de turismo que serão implementadas, entre elas a Escola Municipal de Turismo, já sinalizada pelo prefeito Mateus Assayag. “Nós estamos aqui para ouvir as comunidades e trabalhar um plano de estratégia para o turismo da região”, afirmou.

No próximo domingo, 12, a cidade de Parintins receberá mais um navio com turistas estrangeiros. Como novidade no receptivo, três palcos alternativos serão disponibilizados com toada de boi-bumbá nos coretos das Praças Eduardo Ribeiro e Judith Prestes e no Porto de Parintins.

—–

Texto: Peta Cid – SECOM

Fotos: Yuri Pinheiro – SECOM

Postagens relacionadas

Manaus sediará o 50º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil

Jamil Maciel

Elan Alencar prestigia entrega novos leitos de UTI ao Hospital Infantil Dr. Fajardo

Vilhena

Lula sanciona lei que amplia para até 40 anos a pena para casos de feminicídio

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights