Os bumbás vencedores das categorias Master A e Master B do 64º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro foram anunciados pela Prefeitura de Manaus, nessa quarta-feira, 27/7, após apuração no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA). Os campeões foram: Boi-Bumbá Corre-Campo (Boi-Bumbá Master A) e Boi-Bumbá Galante (Boi-Bumbá Master B).
Em 14 dias de festival, cerca de 80 mil pessoas passaram pelo CCPA para assistir aos grupos folclóricos da categoria Ouro e pelo sambódromo para acompanhar a apresentação dos bumbás. O evento, que encerrou no sábado, dia 23, é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
A mesa apuradora foi formada pela advogada Anne Paiva e pelo diretor de Eventos da secretaria de Cultura do estado, José Luís de Almeida. Os presidentes e membros dos bumbás acompanharam no auditório a leitura das notas do corpo de jurados do Festival Folclórico do Amazonas.
O presidente do Corre-Campo celebrou o pentacampeonato do bumbá, vencedor na categoria Master A, com os torcedores na parte externa do CCPA. Com 80 anos de fundação, a agremiação do bairro da Cachoeirinha conquistou, segundo o presidente, o 44° título do festival.
“Nós viemos duas vezes maiores do que em 2019 (último festival) em que nós já viemos grandes. Viemos com o maior número de acertos e pouco se errou este ano na arena. Esse pentacampeonato é de vocês”, dedicou o presidente a sua torcida.
Completaram o pódio da categoria Master A, os bois Garanhão, em segundo lugar, e Brilhante, em terceiro.
Master B
O presidente do Bumbá Galante de Manaus, Gilson Nascimento, agradeceu o envolvimento da comunidade do bairro da Praça 14 e Zumbi dos Palmares, redutos da agremiação. Nascimento também comemorou a vitória que levou o grupo para a categoria Master A.
“A gente contou com a ajuda da diretoria, da comunidade, procuramos trabalhar em cima do regulamento, que era o que vinha nos atrapalhando sempre, os pequenos detalhes. Essa conquista foi mérito dos nossos itens que se empenharam muito”, concluiu o presidente.
O Master B terminou com os bumbás Tira-Prosa em segundo lugar e Clamor de um Povo na terceira colocação.
Acesso e descenso
Como estipulado pelo regulamento do Festival, o Brilhante, que ficou em último lugar na modalidade Boi-Bumbá Master A, desce para a Master B em 2023. Campeão da Master B, o Galante de Manaus disputará a Master A no ano que vem.
Confira todos os resultados:
Boi-Bumbá Master A
1º Boi-Bumbá Corre Campo – 320 pts
2º Boi-Bumbá Garanhão – 319,8 pts
3º Boi-Bumbá Brilhante – 319,6 pts
Boi-Bumbá Master B
1º Boi-Bumbá Galante de Manaus – 319,8 pts
2º Boi-Bumbá Tira Prosa – 318,7 pts
3º Boi-Bumbá Clamor de um Povo – 317,2
— — —
Texto – Divulgação / Manauscult
Fotos – Divulgação/ Manauscult
Em anexo.