SAÚDE

Detran-AM: Prazo para realização do exame toxicológico é prorrogado

A prorrogação é válida para condutores das categorias ‘C’, ‘D’ e ‘E’

Seguindo a Deliberação nº 272/24 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União (DOE), nesta sexta-feira (26/01), assinada pelo ministro dos transportes e presidente do Contran, Renan Filho, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) irá prorrogar o prazo para a realização do exame toxicológico de condutores das categorias ‘C’, ‘D’ e ‘E’ que ainda não estão regularizados.

Para o secretário nacional de trânsito, Adrualdo Catão, a medida se faz necessária a fim de não prejudicar os “motoristas de boa-fé”. “Decidimos oferecer mais esse período de regularização, que acreditamos ser o suficiente para extinguir essa demanda”, disse ele.

De acordo com o artigo 148-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores das categorias ‘C’, ‘D’ e ‘E’, são obrigados a realizar exame toxicológico para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O exame deve ter validade de 90 dias, desde a data da coleta, conforme preconiza a Resolução Contran nº 923/22.

Conforme a decisão, os condutores dessas categorias com validade da CNH, entre janeiro e junho de 2023, terão até o dia 31 de março de 2024 para regularização. Já os condutores com validade da CNH entre julho e dezembro de 2023, o prazo será até 30 de abril de 2024.

Com a medida, motoristas flagrados com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir do dia 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho, e em 31 de maio, caso vença entre julho e dezembro.

Segundo levantamento do Contran, mais de um milhão de condutores em todo o país ainda não se regularizaram. A penalidade de multa para quem for flagrado irregular é de natureza gravíssima (multiplicada cinco vezes), no valor de R$ 1.467,35 e menos sete pontos na CNH.

Fonte: Detran-Am

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Empresas aéreas adotam vacinação obrigatória contra covid entre funcionários

Paulo Apurina

Saúde divulga informe epidemiológico de arboviroses no Amazonas

Jamil Maciel

Unidades móveis da Mulher irão atender moradoras dos bairros da Paz, Grande Vitória e Nova Cidade

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights