AMAZONAS

Detran Amazonas: ‘CNH na Escola’ chega ao interior e promove palestra para alunos do município de Manacapuru

Na oportunidade, também foram disponibilizados formulários de inscrição aos interessados em participar do projeto

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu nesta quinta-feira (19/10), pela primeira vez no interior do Estado, palestra de apresentação do projeto “CNH na Escola”. Os contemplados foram os alunos da Escola Estadual José Seffair, localizada no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). O projeto oportuniza que estudantes da rede pública de ensino tenham um acesso facilitado à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com aulas de legislação gratuitas.

Durante a palestra, foram disponibilizados formulários de inscrição aos interessados. As fichas devem contar com a autorização expressa dos responsáveis dos alunos. Ao todo, cerca de 230 estudantes do 1º ano do Ensino Médio participaram do evento.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, poder aproximar cada vez mais o interior do Estado da instituição é uma determinação do governador Wilson Lima. “É com muito entusiasmo que iniciamos o ‘CNH na Escola’, no interior do Amazonas. Era um desejo antigo que, agora, vamos colocar em prática. Essa proximidade com os municípios do Amazonas, já é uma realidade com o ‘Detran Cidadão no Interior’, com o ‘CNH Social’ e chegamos com o ‘CNH na Escola’”, declarou ele.

Início

As aulas equivalem a um curso de legislação de trânsito ofertado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A carga horária é de 90 horas, as quais serão distribuídas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, com previsão para início no primeiro semestre de 2024.

Os alunos que obtiverem o certificado de conclusão estarão dispensados do curso de legislação para obtenção da CNH, devendo fazer somente o curso de direção prática, ao completarem 18 anos, bem como a prova prática.

A iniciativa visa atender à Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 265/2007, a qual dispõe sobre a formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores de veículos automotores como atividade extracurricular no Ensino Médio.

Conhecimento

Segundo a técnica da Educação do Detran-AM, Delnandina Macedo, o projeto tem uma abordagem didático-pedagógica que fomenta a educação para o trânsito nas escolas. “Além da facilidade para obter a CNH, os alunos irão adquirir mais conhecimento sobre as regras de trânsito, o que contribui também para um trânsito mais seguro”, explicou ela.

Uma das alunas presentes na ação, Maria Eduarda Maciel, 16, mostrou-se entusiasmada e afirmou que vai fazer a inscrição para participar das aulas. “Achei muito interessante a iniciativa. Ao completar meus 18 anos de idade, pretendo obter minha habilitação e este projeto irá facilitar bastante o nosso acesso à CNH”, comentou a aluna.

Para o professor de Geografia e gestor da escola, Adriano Pereira, essa é uma aproximação muito importante do Governo do Estado, por meio do Detran-AM, com os alunos daquele município. “Muitos dos alunos nunca tiveram contato com a legislação de trânsito. Nossa escola se sente lisonjeada por ter a oportunidade de participar de uma iniciativa tão necessária e inclusiva como essa”, disse ele.

Detran Cidadão

O projeto “CNH na Escola” faz parte do programa “Detran Cidadão”, o qual inclui ainda os projetos “CNH Social” e “Motociclista Legal”, e tem como finalidade formar jovens para a obtenção da CNH, além de contribuir para a melhoria da segurança no trânsito.

O primeiro ciclo do projeto foi realizado no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado na avenida Leopoldo Peres, bairro Educandos, zona sul de Manaus.

Atualmente, cerca de 68 alunos do 2º ano do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Maria do Céu Vaz, localizado no bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus, estão participando do 2º ciclo do projeto, que teve início no dia 27 de setembro.

No dia 21 de setembro, com a presença do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, os 37 alunos participantes do primeiro ciclo receberam os certificados de conclusão do curso durante solenidade, na sede do Detran-AM, localizada na avenida Mario Ypiranga, bairro Parque Dez, zona centro-sul da capital.

Fonte: Detran-Am

Foto: Isaque Ramos

Postagens relacionadas

UEA oferta mais de 5 mil vagas no Vestibular e SIS 2023, acesso 2024

Paulo Apurina

Wilson Lima destaca avanços na segurança, educação e saúde neste ano e destaca prioridades para 2022

amazonaspix@gmail.com

Presidente da Aleam, Roberto Cidade reafirma compromisso do Legislativo Estadual com as ações de regularização fundiária

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights