AMAZONAS CULTURA POLÍTICA

Dia da Imigração Japonesa é lembrada na Assembleia Legislativa do Amazonas 

A imigração japonesa no Brasil, que é celebrada nesta terça-feira (18/6), teve início oficialmente no século XX, precisamente em 18 de junho de 1908. Esse marco histórico deu origem a uma das maiores comunidades nikkeis fora do Japão. Hoje, o Brasil é o lar de cerca de 1,5 milhão de nikkeis, termo utilizado para designar os japoneses e seus descendentes. 

Para marcar a forte ligação entre os povos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) lembra das diversas iniciativas, como a criação da Frente Parlamentar Brasil/Amazonas/Japão e o Dia da Imigração Japonesa no Amazonas.

A chegada dos primeiros imigrantes japoneses foi impulsionada por um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, com o objetivo de suprir a demanda por mão de obra nas lavouras de café. Em 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru aportou no porto de Santos, trazendo os primeiros 781 imigrantes japoneses ao Brasil. 

O Dia da Imigração Japonesa é uma ocasião para reconhecer e celebrar a rica herança e as inúmeras contribuições da comunidade nipo-brasileira ao Brasil. É um dia para refletir sobre o impacto positivo da imigração na formação da identidade multicultural do país e para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre o Brasil e o Japão.

“O Dia Nacional da Imigração Japonesa é uma data muito importante para o nosso país. Aqui no Amazonas, a imigração desse povo tem origem em 1930 com os primeiros imigrantes japoneses que chegaram a Maués. No nosso Estado, eles têm até hoje uma grande importância no setor primário e por meio da Zona Franca de Manaus contribuem para o desenvolvimento econômico local, onde geram empregos. Também destacamos a Lei Ordinária nº 6.683, de 04 de janeiro de 2024, sancionada pelo governador Wilson Lima, que institui o dia 20 de junho como o Dia da Imigração Japonesa no Amazonas”, disse o deputado estadual João Luiz (Republicanos), que é o coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) na Aleam.

O deputado informa, ainda, que na próxima quinta-feira (20/6), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizará uma Sessão Especial em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Amazonas.

O deputado Mário César Filho (UB) apresentou o Projeto de Resolução Legislativa nº 81 de 2023, que aguarda emissão de parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), com a finalidade de promover o fortalecimento das relações políticas, comerciais e culturais entre o Estado do Amazonas, a República Federativa do Brasil e o Japão. 

“Meu objetivo é representar os interesses do povo amazonense, incentivando o desenvolvimento econômico e social através dessas parcerias estratégicas”, explicou.

Atualmente, a comunidade nipo-brasileira é uma das mais influentes no país, com uma presença significativa nos estados de São Paulo e Paraná. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 2016, em um universo de 46,8 milhões de nomes de brasileiros analisados, 315.925, ou 0,7%, tinham o único ou o último sobrenome de origem japonesa. Isso ilustra a profunda integração e impacto dos descendentes japoneses na sociedade brasileira.

“A imigração dos japoneses para o Brasil, e especialmente aqui no Amazonas teve um impacto significativo na nossa sociedade. No início desse processo de imigração, os japoneses trouxeram diversas técnicas e novas variedades de cultivos à nossa região. Hoje, as empresas japonesas instaladas no nosso Polo industrial geram empregos e ajudam a fazer a economia do Amazonas. O povo do nosso Estado tem uma relação de gratidão e amizade com a comunidade japonesa que aqui reside”, disse o deputado Sinésio Campos (PT).

— — —

Texto – Diretoria de Comunicação / AleamFoto – Danilo Mello / Aleam

#aleam #diadaimigraçãjaponesanoamazonas #amazonas #japão #brasil

Postagens relacionadas

Ministro das Comunicações esclarece dúvidas sobre internet 5G

Paulo Apurina

Sine Amazonas divulga 85 vagas de emprego para esta segunda-feira

Paulo Apurina

Governo do Estado lança consulta pública para ouvir população no PPA Participativo

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights