CULTURA

DICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO DIA (Nº 238): A CIDADANIA

Palavras ‘povo’ e ‘população’ são empregadas em contextos diferentes

POVO/POPULAÇÃO. Embora os vocábulos “população” e “povo” sejam considerados “sinônimos”, eles são empregados em contextos diferentes. A palavra “população” refere-se a um “conjunto de habitantes” (Exemplo: Parte da população da cidade ficou desabrigada.). Quanto ao termo “povo”, ele refere-se a um “conjunto de cidadãos” (Exemplo: É preciso que o povo vote conscientemente.).

NACIONALIDADE. Durante o preenchimento de um formulário em que conste a “nacionalidade”, o leitor deve escrever “brasileiro” ou “brasileira”? Nesse caso, ocorrerá o registro de acordo com o sexo da pessoa. Para entender melhor essa afirmação, que se pense nesta pergunta: Quanto à nacionalidade, o que você é? Resposta: Eu, Pedro, sou brasileiro; eu, Iracema, brasileira.

IMPOSTO/TAXA. É importante dizer que “taxa” (com “x’) e “imposto” são tributos. Quanto a conceitos, esses dois termos têm diferença de sentido. Paga-se, por exemplo, taxa de iluminação pública para que haja iluminação pública (Há uma contrapartida específica.). E se paga, por exemplo, imposto de renda porque se tem renda (Não há uma contrapartida específica.).

via FV

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus apresenta agenda de reuniões públicas do plano municipal de cultura 2022

Jamil Maciel

Alameda do Samba continua interditada pela Prefeitura de Manaus até o dia 21/10 para Feira do Tururi

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus suspende concessão de licenças e autorizações para realização de eventos em Manaus

Jamil Maciel