AMAZONAS CULTURA SAÚDE

Dsei Manaus faz visita técnica nas aldeias indígenas de Manicoré-AM, entrega equipamentos, medicamentos e ambulancha

O Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena de Manaus, órgão público ligado a Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, fez a entrega do primeiro motor de popa 15hp para auxiliar nos serviços do AIS Caiçô Pirahã, garantindo mais celeridade em suas visitas e acompanhamento.

Em visita de monitoramento ao PIRC Pirahã, que vive às margens do Rio Maici, no município de Manicoré, foi realizada avaliação dos indicadores da equipe, além de uma conversa com os indígenas, para verificar sua situação de saúde.

Aqui o Caiçô falando sobre as dificuldades do seu trabalho, e sobre o que o motor 15hp vai melhorar no seu serviço.

E que o único motor que ele tinha, foi comprado com o dinheiro dele.

Na visita ao Polo Base Marmelos, foi feito o acompanhamento e lançamento da reforma do Posto de Saúde da Aldeia Estirão Grande, que servirá de base para a EMSI que atende os indígenas das Etnias Torá, Munduruku, Tenharim e Parintintin.

Foi realizada a entrega da ambulancha Igara Yana 2 com motor 115hp, ao povo do Rio Maici e Rio Marmelos, a única área indígena de Manicoré carente de motor de alta potência. Além da ambulancha, foi disponibilizado um motor 50hp para garantir cobertura das aldeias durante remoções feitas pela ambulancha.

Em visita ao Polo Base Capanã foi realizada reunião com as lideranças e iniciada as medições de engenharia para reforma e adequação do Posto de Saúde da Aldeia Palmeira, ponto estratégico para a EMSI que atende a região.

“Tive também a grata surpresa de reencontrar nosso herói Glauco, uma das crianças indígenas amura que passou 26 dias perdido na floresta. Ele está muito bem de saúde, convivendo em comunidade que o acolhe com muito carinho”, disse o coordenador do Dsei Manaus Januário Neto.

Na visita ao Polo Base Boca do Jauari foi realizada reunião de alinhamento com a comunidade, informada da reforma do Posto de Saúde da Aldeia Boca do Jauari e disponibilizado um motor 50hp para atender as comunidades indígenas descobertas desse equipamento.

Em visita ao Polo Base Ponta Natal, foi realizada reunião de alinhamento com a comunidade, informou-se sobre a reforma do Posto de Saúde da Aldeia Ponta Natal e foi disponibilizado um motor 40hp para as necessidades das aldeias pertencentes ao Polo.

Também foi realizada visita na aldeia Maloca Cidade, para verificação e solução de problemas relacionados ao abastecimento de água.

Durante a estada da equipe do DSEI Manaus na cidade de Manicoré, foi realizada capacitação para todos os AIS e AISAN’s, disponibilizado martial de trabalho e realizado o curso AIDPI comunitário, visando ofertar um melhor trabalho de cobertura a saúde das crianças indígenas no município.

“Além da publicação do novo chamamento público para a sede do PB Manicoré, visando ofertar maior qualidade nos serviços prestados aos nossos indígenas.

Enfim, fizemos um ótimo trabalho em Manicoré, nosso município mais distante, com 5 Polos Base e quase 5 mil indígenas atendidos pela SESAI. Corrigimos erros e distorções históricas, além de proporcionar insumos e equipamentos para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos nossos indígenas. Fizemos história”, finalizou o coordenador do Dsei Manaus Januário Neto.

Postagens relacionadas

TCE-AM multa ex-prefeito de Tonantins por nepotismo

Vilhena

Prefeitura de Manaus informa novos locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher em Manaus

Jamil Maciel

Wilson Lima anuncia entrega da primeira etapa de modernização da AM-010 e reforça investimentos em Itacoatiara

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights