AMAZONAS

Educador Nilton Makaxi é nomeado diretor-presidente da Fepiam

Natural da aldeia Kassawá, novo gestor espera fortalecer conquistas dos povos indígenas

Com uma trajetória dedicada à educação e aos direitos indígenas, Nilton Makaxi, de 52 anos, assume como novo diretor-presidente da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam). A nomeação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) de 05 de abril de 2024.

Makaxi, membro da etnia Hixkaryana, traz para a Fepiam uma vasta experiência como educador, tendo atuado como professor. “Vou trabalhar para assegurar os direitos dos povos indígenas, fortalecer suas comunidades e proteger suas culturas e territórios”, disse Makaxi.

Pai de quatro filhos, Makaxi nasceu na aldeia Kassawá, às margens do rio Nhamundá, no Amazonas. O educador migrou para o município de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus) aos 25 anos. Concluiu o ensino médio e graduou-se em Pedagogia em 2014. Motivado pelo desejo de contribuir para a saúde de seu povo, também formou-se em técnico em enfermagem.

Com a licenciatura em Pedagogia, Nilton retornou à aldeia Kassawá e lecionou português, matemática e história.

O novo gestor atuou na Prefeitura de Nhamundá, na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), presidiu o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi),  e integrou a equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Em 2020, Makaxi ingressou na Fepiam como membro da equipe da Direção Técnica e agora assume a responsabilidade de ser o diretor-presidente da instituição. 

O diretor-técnico da Fepiam, Joabe Leonam, destacou a trajetória e importância da nomeação de Makaxi. “A experiência de Makaxi como educador e líder indígena trará uma nova perspectiva para a Fepiam, com foco na valorização da cultura indígena e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”. 

Foto: Fillipe Barroso/Fepiam

#fepiam #amazonas #povosindígenas

Postagens relacionadas

PIB Municipal: cerca de 88,7% dos 62 municípios do Amazonas registram crescimento no PIB em 2019

amazonaspix@gmail.com

Governador Wilson Lima e prefeito David Almeida renovam convênio entre Estado e Município para o Passe Livre 2023

amazonaspix@gmail.com

Cidadão do Amazonas, promotor de Justiça Igor Starling declara amor ao Estado na Aleam

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights