TECNOLOGIA

Eixos temáticos serão base para Conferência Estadual de CT&I do Amazonas

As inscrições para o evento, que ocorre no dia 26 e 27 de março na EST/UEA, em Manaus, estão abertas

A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas terá como foco principal quatro eixos temáticos sugeridos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, no auditório da academia Stem da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), na avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.

As inscrições para participar do evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 26 de março no site: www.even3.com.br/5-conferencia-ciencia-tecnologia-inovacao-am. Cada pessoa só pode se inscrever em um eixo. De acordo com o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, os eixos não serão apenas tópicos de discussão, mas também diretrizes que nortearão todo o evento, direcionando as conversas e decisões para impulsionar o progresso científico e tecnológico na região. Cada eixo ficará alocado em uma sala onde terá uma média de quatro a seis interlocutores dando sua visão sobre o tema. São eles:

Eixo I – Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;
Eixo II – Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas;
Eixo III – Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais;
Eixo IV – Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

“O objetivo é coletar as percepções de vários representantes do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado Amazonas para gerar um documento com estratégias de crescimento e fortalecimento deste ecossistema para os próximos dez anos” destacou Medeiros.

A conferência terá como propósito mapear e compreender as necessidades científicas, tecnológicas e inovadoras em todo o Amazonas, visando o desenvolvimento de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) mais assertivas, além de contribuir com a 5ª Conferência Nacional, prevista para ocorrer no mês de junho em Brasília.

Conferência regional

A quinta edição da Conferência Estadual é embasada no assunto central da Conferência Nacional que será realizada em junho em Brasília: um Brasil justo, sustentável e desenvolvido. O Amazonas foi escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para sediar e realizar a conferência regional, representando a região Norte do Brasil. A Sedecti prestará apoio para a realização das conferências municipais.

O evento conta a parceria da UEA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), APDM, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Secretaria de Educação e Desporto Escolar, Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tefé (Secti/Tefé) e MCTI.

Fonte: Sedecti

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus garante acesso a informações sobre vacinação contra a Covid-19 após tentativa de ataque de hackers

Jamil Maciel

WhatsApp dará mais controle aos administradores de grupos

Paulo Apurina

Procon amplia serviços na plataforma do “Não me ligue”

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights