MEIO AMBIENTE

Em Humaitá, Idam inicia cadastramento de produtores rurais indígenas no PAA

Iniciada nesta sexta-feira, a ação ocorre até a próxima terça-feira em sete aldeias do município

Nesta sexta-feira (26/01), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início, em Humaitá (distante 590 quilômetros da capital), ao cadastramento de produtores rurais indígenas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação, que ocorre até a próxima terça-feira (30/01), é realizada pelo instituto em parceria com a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Segundo o gerente da unidade local do Idam no município, Luiz Freire, a ação tem como foco o atendimento a indígenas das aldeias Marmelos, Pupunha, Traira, Vila Nova, Juí, Paranã Pykahua e Kwaiari, dos povos Tenharim, Parintintin e Jiahui.

“Nosso objetivo é cadastrar o máximo de produtores rurais indígenas no programa e, assim, garantir o acesso desses trabalhadores ao PAA Indígena. Dessa forma, garantiremos a facilitação da venda da produção e a geração de emprego e renda às aldeias de Humaitá”, sinalizou o gerente.

O PAA Indígena

O PAA Indígena é uma iniciativa do Governo Federal de compra e distribuição simultânea de alimentos voltado exclusivamente aos povos originários. No Amazonas, o programa foi lançado no final do ano passado pelo governador Wilson Lima e está sob coordenação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). O Idam, além do cadastramento, também presta todas as informações necessárias aos produtores rurais sobre o acesso à política pública.

“Dessa forma, o Idam promove a importância do PAA Indígena para o desenvolvimento econômico do Estado e geração de emprego e renda ao produtor rural. Nosso papel é, além do cadastramento, prestar todas as informações necessárias sobre o programa e auxiliar o trabalhador, do plantio ao escoamento da produção, em relação a essa política pública indispensável para o fortalecimento do setor primário amazonense”, concluiu o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Fonte: Idam

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus entrega mais dois pontos de coleta seletiva

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus interdita trecho da avenida Samaúma para realizar drenagem profunda

Jamil Maciel

VIII Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins Promete Ser um Evento Imperdível

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights