EDUCAÇÃO TECNOLOGIA

Em Itacoatiara, semana de informática discute tecnologia da informação sustentável e computação nas escolas

O evento, apoiado pela Fapeam, ocorre de hoje (21/11) até quinta-feira (23/11)

Começa hoje (21/11), no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital), a 16ª edição da Semana de Informática do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT/UEA)”. O evento, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), segue até a quinta-feira (23/11), das 14h às 22h.

Amparado pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP CT&I, a ação promove a popularização da CT&I relacionada à informática, com ênfase no uso sustentável da computação como suporte pedagógico e como área de conhecimento nas escolas e demais instituições de ensino nos diversos setores do conhecimento.

O coordenador do evento, doutor em Ciência da Computação Kleber Padovani de Souza, do CESIT/UEA, afirma que a atividade visa não somente a compreensão de assuntos técnicos e atuais da área da computação, mas também a promoção de reflexões sobre a necessidade do desenvolvimento sustentável; e o entendimento das diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) sobre a introdução da computação na educação básica.

“Esperamos também que a discussão, em torno dessa última pauta, colabore com a tomada de ações por parte dos gestores em direção à inclusão da computação nos currículos da educação básica”, disse.

A Semana é destinada a estudantes dos cursos de computação do município e dos demais interiores. A estimativa de participação é de até 400 participantes.

A programação conta com oito minicursos técnicos, mostras científicas, workshops, palestras sobre desenvolvimento sustentável e mesas-redondas, a fim de estimular o interesse pela computação em estudantes da educação básica.

Incentivo

O POP CT&I visa incentivar e apoiar a realização de eventos de Popularização da Ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em ciência, tecnologia e inovação, fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a Política Pública de CT&I do Amazonas.

Agenda CT&I

Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I, que está disponível em: https://tinyurl.com/3ezvf6j7

Fonte: Fapeam

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus inicia quinta semana do curso de ‘Mercado de Games’

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus realiza formatura dos alunos do Programa Ampliando Horizontes neste primeiro semestre

Jamil Maciel

Escola do Legislativo da Assembleia prepara programação especial para abertura do ano letivo

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights