AMAZONAS JUSTIÇA

Em mobilização nacional, TCE-AM adere ao Pacto nacional pela Primeira Infância

Em um grande pacto nacional, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) firmou um acordo de cooperação técnica para aumentar a proteção dos direitos na primeira infância. O acordo é feito em conjunto com diversos órgãos públicos do país.


O acordo foi aprovado pelo colegiado da Corte de Contas amazonense e tem participação de diversos Tribunais de Contas do país. O extrato do acordo foi publicado no Diário Oficial Eletrônico desta quinta-feira (21), e pode ser consultado em www.doe.tce.am.gov.br.

“O TCE Amazonas, com toda a responsabilidade social que possui, faz parte deste pacto para não só contribuir, com aquilo que tem conhecimento, mas também para buscar o auxílio necessário às crianças de nossa região. Sabemos das nossas vulnerabilidades, principalmente no interior, e precisamos agir ativamente a respeito”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Denominado como “Pacto Nacional pela Primeira Infância”, o acordo tem participação do Conselho Nacional de Justiça; Câmara dos Deputados; Senado Federal; Tribunal de Contas da União; Ministérios da Cidadania, Educação, Saúde, Mulher e Direitos Humanos, Justiça e Segurança Pública; Ordem dos Advogados do Brasil, e Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais.

O projeto trata dos direitos das crianças no início da vida até os seis anos de idade. Para isso, é realizado um diagnóstico nacional da situação de atenção às crianças nesta fase da vida, para definir as prioridades e ações que devem ser realizadas.

Dentre os dados analisados, é levado em consideração situações de vulnerabilidade social, insegurança alimentar, saúde, educação, e cuidados aos recém-nascidos. Desta forma, podem ser idealizadas as ações necessárias para prevenir e proporcionar os direitos na infância.

Ter o acordo firmado entre os órgãos poderá proporcionar a capacitação de equipes técnicas hábeis a tratar dos princípios, diretrizes e estratégias com base no Marco Legal da Primeira Infância.

Via Dircom TCE AM

Postagens relacionadas

STJ anula condenação de traficante porque policial fingiu ser parte da quadrilha

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus inicia oficinas de formação e empreendedorismo cultural no próximo sábado

Paulo Apurina

Crédito Rosa: empreendedoras recebem cheque-símbolo de R$ 4 mil em ação em Presidente Figueiredo

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights