AMAZONAS EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE

Em parceria com UEA, instituições promovem debates no “Seminário Emergência Climática na Amazônia: Diálogos para a COP30”

Evento é gratuito e segue até sexta-feira (30/5), no auditório da biblioteca do campus 1 do Inpa, onde também está acontecendo de forma hibrida

Em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituições realizaram a abertura do “Seminário Emergência Climática na Amazônia: Diálogos para a COP30”, na manhã desta quarta-feira (28/5), que visa refletir e discutir sobre os impactos socioeconômicos e socioambientais da emergência climática no território amazônico e na terra como um todo. O evento segue até sexta-feira (30/5) no auditório da biblioteca do campus 1 do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado na avenida André Araújo, 2.936, Petrópolis.

O coordenador de extensão da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Proex) da UEA, Prof. Dr. Wagner Ferreira Monteiro, representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, reforçou que os projetos e programas da universidade convergem com os objetivos do desenvolvimento sustentável. Sobre o evento, ele falou que esses momentos de fala, de reflexão, são necessários. “Tudo isso é importante para que a gente possa pensar nos próximos capítulos da nossa história. Queremos deixar para nossas futuras gerações um ambiente saudável.”

Coordenado pela Prof.ª Dra. Girlian Silva de Sousa, docente adjunta da UEA e proponente do evento, a temática do seminário será abordada a partir de quatro eixos: Político, Socioambiental, Socioeconômico e Fundiário. Segundo Girlian, a UEA possui um papel fundamental que é promover esse tipo de debate por conta da biodiversidade, dos próprios serviços ambientais que são produzidos a partir da Amazônia.

“Essa discussão parte de um estado extremamente impactado nos últimos dois anos pelas secas severas. A COP30, que vai acontecer ainda no segundo semestre deste ano, em Belém, reacende essa necessidade de que a gente estabeleça esse diálogo a partir daqui, para que nós possamos levar proposições daqui para contribuir com as discussões lá“, afirmou.

Além da presença dos docentes Wagner e Girlian, a abertura também contou com a participação: da secretária executiva e ordenadora de despesas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Luzia Raquel Queiroz Rodrigues Said, representando o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima; promotora de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Dra. Aurely Freitas Germano Penha; promotora de Justiça do Ministério Público do Pará (MPPA), Renata Cardoso; coordenador do curso de Ciências Econômicas da UEA, Prof. Me. Armando Clóvis Souza; e representando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o pesquisador Lindomar Silva.

Programação

A programação do evento inclui debates, palestras e três Grupos de Trabalho (GT), que abordarão os seguintes temas: “Impactos Socioeconômicos da Emergência Climática na Amazônia Brasileira”, “Educação, Memória e Cultura na Amazônia Ante às Mudanças Climáticas” e “Saberes, Tecnologias Sociais e Ancestrais, Saberes Acadêmicos e Iniciativas – Inovadoras para o Enfrentamento da Injustiça Climática e do Racismo Ambiental na Amazônia”. Também está acontecendo a venda e apresentação de produtos regionais e sustentáveis a partir de uma Feira da Economia Solidária.

O seminário é aberto a acadêmicos, a quem está oferecendo 20 horas complementares, representantes do Poder Público e pessoas interessadas no tema. Para a estudante Maria Luiza Monteiro, do 5° período do curso de Ciências Econômicas da UEA, é importante estar participando desse evento. “Precisamos estar mais adentrados nesse meio, que é comentar sobre o meio ambiente, as mudanças climáticas e as transformações que podemos trazer para a sociedade.”

Instituições parceiras

Na realização do evento, como parceria institucional, estão presentes: a UEA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia e Educação na Amazônia Brasileira (Gepeab), MPAM, MPPA, Embrapa, Inpa, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Conselho Regional de Economia da 13ª Região (Corecon-AM) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento e Direitos Humanos na Amazônia (Gedha).

Postagens relacionadas

IML busca por familiares de José Maria de Lima Pantoja, que faleceu Manaus

Paulo Apurina

Adaf reforça importância da vacinação contra raiva em herbívoros em seis municípios do estado

Jamil Maciel

Prefeito David Almeida esclarece gratuidade do Passe Livre Estudantil e garante benefício para alunos da rede municipal de ensino

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights