EDUCAÇÃO

Em um ano, Prefeitura de Manaus aponta crescimento na fase de alfabetização na rede municipal de ensino

Nos últimos anos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem intensificado cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais, que corresponde do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e principalmente nas fases da alfabetização, que são o 1º, 2º e 3º ano.

Uma comparação, realizada pela Gestão Integrada da Escola (Gide), aponta que em 2022, no 1º ano, 12.345 mil estudantes foram alfabetizados; e em 2023, esse total foi de 17.750, um aumento de 3%, alcançando 75,5% dos alunos matriculados no 1º ano.

O mesmo crescimento também ocorreu no 2º ano, onde em 2022, 18.891 estudantes foram alfabetizados; e 2023, esse número subiu para 22.792, tendo 93,7% dos alunos alfabetizados. Já na última fase da alfabetização, que é o 3º ano, em 2022 foram 19.671 mil alunos alfabetizados, e em 2023, 22.918, percentual 14,3% e mais de 96% dos estudantes da rede alfabetizados.

Esse grande resultado, conta com o apoio dos professores, familiares, equipe pedagógica da Semed, o entusiasmo dos alunos e os projetos desenvolvidos pela rede municipal de Educação, como o “Alfabetiza Manaus”, lançado em 2022, com o objetivo de erradicar o analfabetismo em Manaus.

De acordo com o subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, a gestão do prefeito David Almeida e da secretária de Educação, professora Dulce Almeida, busca um resultado com qualidade.

“O resultado que conquistamos nesse um ano é o reflexo da aprendizagem que desenvolvemos na rede municipal, que trabalha de forma enfática a alfabetização. Temos lacunas de aprendizagem que advém desde a pandemia, com crianças que têm dificuldades na leitura, escrita e que precisam ser aprimoradas, e toda equipe da Semed tem trabalhado para isso e os resultados estão aparecendo, com esse crescimento de estudantes alfabetizados até o 3º ano”, concluiu o subsecretário.

Fonte: Semed

Foto: Matheus Perdiz

Postagens relacionadas

Inscrições para primeira seleção do Prouni 2023 começam nesta terça

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus entrega escola municipal Paula Frassinete totalmente reformada

Jamil Maciel

Programa Mania de Ler ganha mais uma edição neste domingo (10/09)

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights