AMAZONAS ECONOMIA INFRAESTRUTURA MANAUS POLÍTICA

Empresas em Manaus têm até 7 de abril para pagar Alvará 2025 com 10% de desconto

Os contribuintes pessoas jurídicas de Manaus que efetuarem o pagamento em cota única da Taxa de Verificação de Funcionamento (TVF), o Alvará 2025, até 7/4, terão um desconto de 10% sobre o valor total do tributo. Caso prefira, o contribuinte também poderá optar pelo parcelamento em até quatro parcelas mensais, desde que o valor de cada parcela não seja inferior a uma Unidade Fiscal do Município (UFM).

O subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Arminio Pontes, explicou que a TVF, conhecida popularmente como Alvará pelos contribuintes, é uma taxa municipal cobrada anualmente das empresas estabelecidas em Manaus, sendo essencial para a regularização das atividades comerciais na cidade. A TVF é calculada com base na UFM, com conversão para real no momento do lançamento.

Pontes informou ainda que as notificações de lançamento e guias de pagamento da taxa já foram remetidas aos contribuintes, via Correios, e também estão disponíveis para consulta e impressão diretamente no portal Manaus Atende, por meio do endereço eletrônico: manausatende.manaus.am.gov.br.

“Comunicamos a todos os contribuintes pessoas jurídicas, que queiram já se planejar e se organizar, que o prazo para pagamento do Alvará está para 7 de abril, vencimento da cota única e da primeira parcela. Lembrando que quem paga em cota única tem o benefício de 10% de desconto. Quem ainda não recebeu a notificação, acesse o portal Manaus Atende”, reforçou o subsecretário.

Para aqueles que não efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido, haverá incidência de juros de mora de 1% ao mês e multa de mora diária de 0,33%, limitada a 20% do valor total.

Taxa de Localização

O mesmo desconto de 10% também se aplica à Taxa de Localização (TL), desde que o pagamento seja feito integralmente até o trigésimo dia após a data de lançamento. O parcelamento também pode ocorrer em até quatro vezes, neste caso, o vencimento das parcelas não poderá ultrapassar o exercício de 2025.

A Taxa de Localização é um tributo cobrado de empresas em processo de abertura ou mudança de endereço, sujeitas a fiscalização prévia, baseada no poder de polícia municipal e no controle da localização dos estabelecimentos.

Impugnação e pagamento parcial

Os contribuintes que discordarem do valor da TVF e TL 2025 podem impugnar o lançamento até 7/4, por meio de processo administrativo tributário eletrônico disponível no Portal Manaus Atende, na seção empresas/Alvará. É possível pagar apenas a parte “incontroversa” do tributo, com direito aos descontos, suspendendo multas e juros sobre o valor quitado.

Mais informações podem ser obtidas por meio do Decreto nº 6.077, que regulamenta o lançamento e prazos para recolhimento das taxas, publicado na edição 6.016, do Diário Oficial do Município (DOM).

— — —

Texto – Anderson Farias/Semef

Foto – Divulgação/Semef (em anexo)

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas entrega R$ 80 mil em materiais permanentes para instituição do setor social

amazonaspix@gmail.com

Prefeito entrega 150 títulos definitivos de posse para moradores de comunidade da zona Norte

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus beneficiará mais de 2,5 mil servidores da Semed com Funções Especiais de Magistério

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights