AMAZONAS MANAUS POLÍTICA

Encontro da InREDE discute políticas urbanas para o manejo das águas e Prefeitura de Manaus apresenta destaques sustentáveis


A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE) encerrou, neste sábado, 29/3, o encontro “A Cidade e suas Águas”, tendo como um dos destaques o centenário da represa Billings. O evento discutiu estratégias de uso sustentável de áreas de mananciais e de integração dos corpos d’água, como rios e lagos, no cotidiano urbano, com equipamentos como parques e terminais de barcas.

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participou dos debates, com o instituto ocupando a presidência em exercício do grupo. O 10º Encontro da InREDE teve apoio da Prefeitura de São Paulo e o objetivo foi discutir soluções em políticas públicas para a integração de equipamentos e serviços aos recursos hídricos. As atividades contaram com representantes do Ministério das Cidades e de diversas prefeituras e estados do Brasil.

Direto do Edifício Martinelli, um legado do imigrante italiano Giuseppe Martinelli, o primeiro arranha-céu da América Latina, construído nos anos 20, o diretor-presidente do Implurb e presidente em exercício do InREDE, Carlos Valente, contou que a apresentação de Manaus sobre projetos com função sustentável foi destaque e alvo de elogios com as ecobarreiras em igarapés e os parques Amazonino Mendes e o Gigantes da Floresta.

Ele destacou também que o encontro em São Paulo serve como preparatório para a COP30, que acontecerá em novembro, no Pará.

“Ao fazer nossa apresentação, a gente se comparou com outras cidades como São Paulo, que tem iniciativas que ocupam margem de cursos d’água com parques lineares. Em São Paulo mesmo existe uma gestão de mananciais e eles desenvolvem um plano conceitual. Ao ver as nossas ecobarreiras, solicitaram uma cópia dos projetos para terem melhor referencial. Isso é muito significativo para Manaus, porque também mostramos soluções para a contenção de resíduos sólidos nos igarapés e rios da capital”, comentou Valente.

Outro grande diferencial foi o projeto que já soma quase 3 milhões de visitantes, o Gigantes da Floresta, a chamada popularmente “Disney Leste”, construída no entorno da área do Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (Promindu). “Todo mundo se manifestou e gostaria de conhecer o parque quando houver um evento de Manaus. Vamos produzir uma visita técnica para os interessados, mostrando a capacidade de se elaborar um parque temático, amazônico, com sustentabilidade e que evoca o melhor da nossa autoestima”, afirmou o diretor-presidente.

Abertura

O prefeito paulista Ricardo Nunes destacou a relevância do encontro e o compromisso da cidade com a sustentabilidade, anunciando que somente ano passado, com ações de sustentabilidade, investiram R$ 1 bilhão. “Criamos a Secretaria Executiva do Programa Mananciais (SEPM), para recuperação e revitalização de cursos d’água, envolvendo ainda temas como habitação, tratamento de esgoto, requalificação urbanística, visando melhorar nossas políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e à água”, destacou Nunes.

Presente no evento, o cônsul adjunto da Alemanha, Joseph Weiss, enfatizou que o Brasil é uma referência global para o desenvolvimento urbano, especialmente quando se trata deste conjunto de processos participativos em urbanizações em contextos incertos e desafiadores. O país europeu participa de uma iniciativa conjunta com o Ministério das Cidades, o projeto “Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)”, lançado com o objetivo de integrar esforços de planejamento na área.

A programação contou ainda com mesas de debates sobre gestão da água em áreas urbanas e boas práticas de planejamento urbano, apresentando experiências bem-sucedidas de cidades como Manaus, São Paulo, São Luís, Curitiba, Campo Grande, Fortaleza, Santo André, Niterói e Recife.

As atividades tiveram painéis realizados no auditório da SP Urbanismo, no Edifício Martinelli, e terminou ontem com visita técnica ao Cantinho do Céu, projeto de urbanização da Secretaria Executiva do Programa Mananciais.

Billings

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) iniciou o plantio das cem mil mudas de árvores nativas para criar um novo corredor ecológico de 100 quilômetros de extensão em pontos do rio Pinheiros e do reservatório Billings, em evento que comemora o centenário do reservatório.

— — —

Texto – Cláudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/SP Urbanismo

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas dá posse a 18 aprovados no concurso público da Afeam

Vilhena

David Almeida: “Quem está pensando em política hoje, não está trabalhando por Manaus, está vagabundando”

Jamil Maciel

Tribunal de Justiça do Amazonas realiza solenidade de entrega da “Medalha da Ordem do Mérito Judiciário” 2024

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights