AMAZONAS

Eneva reverte a totalidade da liminar que suspendia produção em Azulão


A Eneva, junto com a Procuradoria do Estado do Amazonas e a Procuradoria do Estado de Roraima, nesta sexta-feira (26/5), reverteu em sua totalidade a decisão liminar que havia determinado a suspensão da operação de poços do campo de gás natural de Azulão, no Amazonas, assim como a realização das audiências públicas previstas no processo de licenciamento do projeto de produção e escoamento de gás do Complexo Azulão.
Em sua decisão, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1° Região acatou os argumentos da companhia e destacou que a liminar da semana passada, “contraria manifesto interesse público e importa risco de grave lesão à ordem administrativa e à economia pública”.
De acordo com TRF, a liminar interrompe o “processo de licenciamento ambiental inserto em política pública de incremento à geração de energia elétrica e impede o fornecimento de gás natural proveniente dos empreendimentos licenciados do Campo Azulão”. Nesse sentido, o TRF destaca que a liminar, se não fosse suspensa, implicaria colocar em risco a economia pública por impedir o fornecimento de gás natural proveniente do Campo Azulão, o qual é destinado à UTE Jaguatirica II, que pode atender mais da metade da demanda por energia elétrica do Estado de Roraima.
Da mesma forma, a decisão da Justiça concluiu que não há impacto do empreendimento sobre comunidades indígenas.
A Eneva esclarece que o processo de licenciamento ambiental do projeto de produção e escoamento de hidrocarbonetos do Complexo Azulão viabiliza importante política pública de aumento à geração de energia elétrica. Igualmente, a Eneva reafirma que sempre atuou com total transparência em todas as fases desse empreendimento e com irrestrito respeito à legislação ambiental vigente.
Na decisão desta sexta, a Justiça Federal declara que a realização das audiências públicas demandadas pela companhia “não traz qualquer prejuízo apto a justificar a medida”. Dessa forma, a Eneva reitera seu compromisso com o povo do Amazonas e suas instituições e se compromete a retomar as audiências e manter a transparência em todas as etapas de seu projeto, cumprindo leis e regulamentos que permitem contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região. De acordo com o planejamento da empresa, serão investidos R$ 5,8 bilhões no interior do Amazonas.
A Eneva reitera seu total compromisso com o meio ambiente e as práticas ESG, pilares importantes da estratégia da companhia.


Postagens relacionadas

Segurança pública: Wilson vai implantar “Ribeirinho Seguro” e realizar novos concursos

Paulo Apurina

Prefeitura lança calendário de tributos 2026 e amplia descontos para quem aderir ao Carnê Digital no aplicativo Manaus Atende

Paulo Apurina

Governo do Amazonas inaugura Escola Pública de Trânsito para capacitações com inscrições já abertas

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights