MANAUS SAÚDE

Entrega de novas unidades de saúde ampliará cobertura da atenção primária em Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, concedeu, nesta quinta-feira, 16/5, entrevista para o programa “Balanço Geral”, da TV Record Manaus, onde apresentou avanços da sua gestão. Entre os assuntos abordados, o prefeito destacou o aumento da cobertura da rede de saúde básica do município, após a entrega de novas unidades de saúde de grande porte e reformas.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando reforma e construção de novas Unidades de Saúde da Família (USF), o que auxilia na ampliação da cobertura da atenção primária na capital, que saltou de 42% em 2021, para 84% até maio de 2024.

Cinco unidades de porte 4 já foram entregues pela atual gestão, com estruturas de 1.200 metros quadrados, que ampliam a capacidade de atendimento ofertado à população. De acordo com o prefeito, mais cinco unidades desse tipo ainda serão inauguradas neste ano.

“Eu entreguei a quinta e ainda tenho mais cinco para entregar. Para que se tenha uma ideia, quando eu assumi a prefeitura nós tínhamos 42% da área da cidade de Manaus com cobertura de saúde na atenção primária, hoje, eu chego a 84%, e quando eu entregar essas novas UBSs que estamos construindo e as que estamos reformando, vamos ter em torno de 88% a 90% de toda a cidade com cobertura”, afirmou o prefeito.

O prefeito ressalta que a atenção primária é atribuição da administração municipal, na divisão de responsabilidades dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), ele ainda citou que nessa área, a capital possui destaque em nível nacional, como líder do Previne Brasil, ranking do Ministério da Saúde que mede a capacidade de atendimento de saúde das capitais.

Durante a entrevista, o prefeito também destacou a nova fase do programa “Asfalta Manaus”, com meta de pavimentar mais 2,3 mil ruas da cidade, iniciando por bairros das zonas Norte e Oeste. Ele ainda citou o investimento de R$ 1,1 bilhão previsto para a área habitacional e a construção do bairro planejado Nova Manaus.

Os investimentos na Guarda Municipal foram destacados pelo prefeito, pois a guarnição recebe uma reestruturação nunca vista em 74 anos de existência, com novos armamentos, viaturas, fardamento, munições e novos agentes aprovados por meio de concurso público realizado neste ano.

Todo esse investimento vai permitir que a Guarda Municipal de Manaus auxilie o sistema de segurança pública do Estado na garantia da tranquilidade em parques, praças, terminais de ônibus e outras estruturas da administração municipal.

— — —

Texto – Geraldo Farias/Semcom

Fotos – Arquivo/Semcom

#pmm #manausamazonas

Postagens relacionadas

Indicação de Caio André que beneficia crianças e jovens com restrições alimentares é deliberada na CMM

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus orienta pais para emissão da segunda via da Declaração de Nascido Vivo

Jamil Maciel

Prefeito David Almeida anuncia abono para profissionais da educação no valor de mais de R$ 220 milhões

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights