EDUCAÇÃO

Escolas da rede estadual participam de 4° Jogos Digitais Escolares

Cerca de 500 estudantes de 35 escolas, da CDE 5, participaram de competições que, de forma lúdica, os prepararam para o Saeb

Aproximadamente 500 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, de 35 escolas da rede estadual, da zona leste de Manaus, participaram da 4ª edição dos Jogos Escolares Digitais, da Coordenadoria Distrital de Educação 5 (CDE 5), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. os estudantes puderam competir nos jogos de Just Dance, Free Fire, Cálculos Mentais e Fifa.

A ação buscava fortalecer as atividades voltadas para preparar os estudantes da rede para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontecerão de 23 de outubro a 10 de novembro. Na rede estadual de ensino do Amazonas, quase 100 mil alunos, dos 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, participarão da avaliação nacional.

A coordenadora de Educação Física e de Artes (Cefa), da Secretaria de Educação, Hemelly Areias, contou que a iniciativa desenvolve diversos quesitos, como trabalho em equipe, criatividade, resolução de problemas e raciocínio lógico, unindo a tecnologia à aprendizagem, e permitindo assim o protagonismo dos estudantes.

“Em um mundo onde os jogos digitais se tornaram ferramentas educacionais, os estudantes desvendam o conhecimento enquanto se aventuram em mundos virtuais de aprendizagem. Assim, além de cumprirmos o que prevê o currículo da Educação Física, desenvolvemos competências e habilidades essenciais previstas para o século XXI, por meio dessas vivências e experimentações”, explicou a coordenadora.

Os jogos

Os Jogos Escolares Digitais surgiram de uma iniciativa da assessoria e dos professores da CDE 5 após perceberem a baixa frequência dos estudantes no retorno às aulas presenciais, após o período da pandemia.

Além de estimular a participação dos estudantes e motivá-los a permanecer na escola, os Jogos Digitais permitem que os estudantes atuem em tomadas de decisões e criem estratégias para o ensino-aprendizagem no cotidiano.

O professor de Educação Física do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, Alex do Nascimento, responsável pela organização da competição da Fifa, explicou como os Jogos Digitais criam memórias positivas para os alunos, além de prepará-los de forma divertida para a avaliação do Saeb.

“O principal objetivo dos jogos digitais é a interação, a socialização e a diversão, com o intuito também de promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico por meio do lúdico, dispersando a tensão causada pela a expectativa de uma prova, assim contribuindo para o melhor desempenho”, disse o professor.

Fonte: Seduc

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

USP promove escola de verão para garotas criarem aplicativo de celular

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus realiza formação sobre a implantação de bibliotecas digitais na rede municipal de ensino

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus apresenta medidas de proteção nas escolas municipais ao Ministério Público

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights