ESPORTE

Estudantes de escolas públicas brilham em seletiva amazonense de karatê para os JEBs Sub-18

A temporada do esporte escolar amazonense foi oficialmente aberta neste domingo (10/03) com a disputa da seletiva de Karatê que apontou a equipe que vai representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs 2024). A disputa nacional da modalidade, que é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), acontece no período de 17 a 25 de maio, em Aracaju (SE).

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Desporto Escolar (FADE), professor Auricélio Andrade, a seletiva escolar aconteceu dentro da programação da primeira etapa do Circuito Amazonense de Karatê – Copa Alfa Black, alusão à marca de suplementos que patrocina a federação local de arte marcial.

Contando apenas com lutadores das faixas Marrom e Preta, a seletiva estadual apontou seis estudantes atletas de karatê nas modalidades Kata e Kumite classificados para os JEBs 2024. O evento nacional servirá como classificatória para a Gymnasíade, competição mundial escolar que acontece no período de 23 a 31 de outubro, no Bahrein.

Só deu escola pública
Os seis classificados são oriundos de escolas públicas do Amazonas. Uma delas é Laura Calado, de 15 anos, aluna do Ensino Médio no CMPM I, garantida na disputa de Kata (demonstração de técnica). “Estou muito feliz em estar participando dos JEBs, agora na categoria Sub-18. Muito feliz em poder representar o meu estado e o meu esporte”, disse a menina, que tem uma década dedicada ao karatê.

Outra joia amazonense que vai a Aracaju é o faixa marrom Luan Mota, de 16 anos, estudante do Ensino Médio no CMPM VII, no Lago Azul, Zona Norte de Manaus. Na seletiva, ele disputou o Kumite e venceu dois combates, assegurando a vaga na categoria – 75kg. “Comecei minha trajetória no karatê em 2021 como faixa branca e me dediquei muito para chegar aqui e me classificar para o Brasileiro. O esporte já mudou a minha vida e me deixou muito mais disciplinado”, afirmou o lutador.

Classificados para o JEBs Sub-18 de 2024 – Karatê

Sub-18 Masculino e Feminino – Marrom e Preta

1 – Guilherme Martins (CETI Maria Adelaide Marinho Hortêncio)
2 – Laura Mayse Silva Calado (CMPM I)
3 – Letícia Clauciele Souza da SIlva (EE Governador Melo e Póvoas)

Kumitê Sub-18 Masculino e Feminino – Marrom e Preta
1 – Josué Vasconcelos de Souza (CMPM I) – categoria 65 kg
2 – Luan de Souza Mota (EE Eliana Ferreira de Morais/CMPM VII) – categoria – 75 kg
3 – Guilherme Machado Cardoso (CMPM I) – categoria + 75kg
4 – Letícia Clauciele Souza (EE Governador Melo e Póvos) – categoria – categoria – 55 kg

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fade

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Com reformulação à vista, Corinthians tem dez jogadores em fim de contrato

Jamil Maciel

Programa Pelci é tema de trabalho sobre políticas públicas voltadas aos povos indígenas

Vilhena

Com dobradinha de ouro em Brasília, nadadora do ‘Manaus Olímpica’, da prefeitura, torna-se tricampeã brasileira infantil de Águas Abertas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights