CULTURA EDUCAÇÃO

Extensão Universitária: Espetáculo de Natal é encenado por funcionários e alunos de Dança, Música e Teatro da UEA

Apresentação, voltada para o público em geral, ocorreu na área externa da Esat, em ação de extensão universitária

Proporcionar à comunidade acadêmica e ao público uma experiência artística alusiva às festividades natalinas, que têm como essência a narrativa voltada para o nascimento de Jesus. Esse foi o “Natal em Todos os Tempos” realizado pela Escola Superior de Arte e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), na segunda-feira (18/12). A ação ocorreu na área externa da Esat, localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro.

A apresentação é uma ação de extensão universitária desenvolvida por professores e alunos dos cursos de Dança, Música, Teatro e Turismo e funcionários da Esat.

Para Maria Socorro Santos Nascimento, encarregada da limpeza da Esat e responsável por dar vida à personagem de Maria, participar do espetáculo é uma oportunidade de interação com a comunidade acadêmica e com o público.

“Esse é meu segundo ano e a cada ano que passa eu gosto mais de participar. Também trago meus funcionários e todos participam. A gente interage e esse é o espírito de Natal, nascimento de Cristo. A gente se sente muito feliz na família Esat”, ressaltou.

O evento foi coordenado por Hirlândia Milon, professora do curso de Música da UEA, e pela professora Gislaine Pozzetti, do curso de Teatro da UEA, com apoio da professora Cláudia Menezes, do curso de Turismo da UEA. Além disso, o som e a iluminação do evento foram coordenados pelos professores Gabriel Lima, do curso de Música, e Jhon Castro, do curso de Teatro.

A vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, prestigiou o evento e ressaltou a importância da valorização e união dos cursos, principalmente, na data festiva em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo.

“É uma satisfação participarmos desse ato tão importante para a unidade. Além disso, sabemos da importância dos projetos de extensão na oferta e capacitação de ensino para a comunidade externa. Vemos, aqui, crianças e adultos aprendendo a tocar instrumentos, a cantar e a dançar. Ficamos muito felizes ao vermos o resultado desse espetáculo”, declarou a vice-reitora.

Para a diretora da Esat/UEA, Adriane de Felippe, a iniciativa é um momento de alegria, de festa e de encerramento das atividades da unidade. Além disso, segundo ela, é uma oportunidade de integração de todos os cursos da Esat.

“O nosso espetáculo é esperado por todos: alunos, professores e, principalmente, por nossos técnicos e profissionais terceirizados que perguntam, ansiosos, e esperam pelo ato de Natal. É uma oportunidade de mostrarmos que a arte é democrática e integra toda a comunidade. Quero aproveitar para agradecer por todo o apoio da gestão superior da UEA para realizarmos todas as iniciativas do ano da Esat”, enalteceu a diretora da Esat/UEA.

Hirlândia Milon explica que a primeira edição do evento ocorreu no ano de 2003, a partir da ideia de unir dois projetos: o Coral da UEA, coordenado, na época, pela professora Hirlândia Milon, e de Dança Aérea, coordenado pela professora Yara Costa, naquela ocasião. Desde então, passou a fazer parte dos eventos artísticos da Esat.

“Hoje, cada grupo possui seu repertório de Natal e que se apresentam em outros lugares. A partir daí, fazemos uma integração ao espetáculo. O principal objetivo é unir a comunidade em uma data que é especial, o Natal”, explicou.

Para Gislaine Pozzetti, além da união dos cursos de extensão da Esat, é enaltecida a valorização dos servidores dos serviços gerais que fazem o Auto de Natal. “É gratificante contar com eles em nosso evento. A universidade é um encontro de muitos para se realizar a educação superior no estado do Amazonas. O Natal é união! E que possamos nos respeitar e respeitar as diferenças”, finalizou.

Programação musical, artística e teatral

A programação contou com as apresentações do Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis do Amazonas (Probijam), coordenado pelo professor do curso de Música Me. Fabio Carmo e subcoordenação do aluno Angel Paz; do Coral da UEA, coordenado pelo professor Me. Fabiano Cardoso, do curso de Música; com o Presépio de Natal – funcionários da ASG (coordenação teatral professora Gislaine Pozzetti, do curso de Teatro); da Camerata de Choro da UEA, coordenado pelo esp. Arcângelo Brasil, do curso de Música, com participação do Projeto de Dança de Salão da UEA (coordenação Ma. Carmem Arce e subcoordenação do Projeto de Extensão do Curso de Dança da UEA, Prof. Esp. Marcus Vinícius; do Madrigal UEA (coordenação do professor Adroaldo Cauduro, do curso de Música), com participação do Projeto Uiara.com Cia de Dança (coordenação professora Yara Costa, do curso de Dança); e do Tubones Coral, sob a coordenação do Prof. Me Fábio Carmo, com participação do projeto de dança Entrecorpus, sob a coordenação do Prof. Me. André Duarte.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UEA

Foto: Jacqueline Nascimento

Postagens relacionadas

EDUCAÇÃO – Prefeitura de Manaus entrega Cmei Padre Cláudio Dalbon revitalizado no Novo Aleixo

Vilhena

Prefeitura de Manaus determina início das aulas presenciais em escola do Parque das Tribos

Jamil Maciel

Conciliação em processo sobre indígenas isolados será dia 25 no STF

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights