EDUCAÇÃO MANAUS

Prefeitura de Manaus realiza 3ª edição do ‘Oca vai à escola’ para alunos da zona Leste

Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre as questões ambientais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 26/4, a 3ª edição do “Oca vai à escola”, na escola municipal Cleonice de Menezes Fernandes, conjunto João Paulo 2, zona Leste da cidade.

A atividade é desenvolvida pela “Ocas do Conhecimento Ambiental”, da Semed, e tem o objetivo de desenvolver, na última sexta-feira de cada mês, encontros e oficinas nas escolas, onde os estudantes participam de atividades que envolvem palestras sobre higiene pessoal, meio ambiente, animais peçonhentos, trânsito, entre outros assuntos.

De acordo com a gestora da escola, Marinete Fonseca, o projeto desenvolve um trabalho que vai além da educação ambiental, que é uma forma de aprender na prática com aulas diferentes e divertidas. “As crianças participam de várias atividades dentro da sala de aula, a educação ambiental já faz parte da rotina deles, mas com as palestras facilita o aprendizado e o conhecimento. Além disso, os alunos aprendem outros assuntos importantes, como atravessar na faixa de pedestre, os primeiros socorros e descartar corretamente o lixo”, destacou Marinete.

Para o coordenador do “Ocas”, Renato Júnior, a conscientização e a sensibilização sobre o meio ambiente é um processo que deve iniciar desde cedo. “O objetivo do projeto é trabalhar a educação socioambiental, desde a primeira infância, nas unidades de ensino da Semed e, para isso, contamos com as instituições parceiras, que realizam várias atividades que demonstram às crianças como devem ser feitos os cuidados com seu corpo, a natureza e o trânsito”, disse o coordenador.

O estudante Luiz Pietro, 10 anos, do 5° ano do ensino fundamental, participou da palestra “Quelônios da Amazônia”. Para o aluno, a aula foi interessante e muito animada. “A tartaruga cabeçuda chamou minha atenção, porque eu nunca tinha visto uma”, mencionou.

As dinâmicas das apresentações foram realizadas em rodízio, com duração de 50 minutos cada, dessa forma, facilitando o aprendizado de diversos temas educacionais.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) é uma das 15 instituições parceiras do projeto. “Essa é uma parceria antiga que o IMMU desenvolve com o projeto, essa conversa com os alunos que envolve temas variados traz muito aprendizado. Nossa função é levar educação de trânsito para os estudantes e, consequentemente, para as famílias”, comentou a educadora de trânsito do IMMU, Rineida Santos.


— — —

Texto – Thalia Rodrigues/ Semed

Fotos – Ulisson Santos/ Semed : https://www.flickr.com/photos/195351499@N06/albums/72177720316502424/with/53680442426

#semed #pmm #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus promove ‘Sine nos Bairros’ na zona Norte 

Jamil Maciel

Prefeitura apoia realização da 4ª Feira do Polo Digital de Manaus

Vilhena

Protagonismo indígena: projetos científicos de escolas estaduais incentivam inclusão e pertencimento cultural

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights