MEIO AMBIENTE

Fapeam lança edital de processo eleitoral para composição das Câmaras de Assessoramento Científico

Nesta primeira etapa, instituições de ensino e pesquisa do Amazonas têm até 9 de fevereiro para enviar lista de pesquisadores aptos a votar

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, nesta quarta-feira (17/01), o Processo Eleitoral das Câmaras de Assessoramento Científico da Fapeam-Biênio 2024-2026, Edital Nº 001/2024, no âmbito da pesquisa e pós-graduação. Nesta primeira etapa, está aberto o prazo para que as instituições de ensino e pesquisa do Amazonas enviem lista de pesquisadores eleitores, aptos a votar no certame, até o dia 9 de fevereiro.

Os eleitores aptos a votar são professores pesquisadores, com título de mestre ou de doutor, que possuam vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou de pesquisa com sede ou unidade permanente no Amazonas. A divulgação da lista final dos eleitores aptos será divulgada no dia 27 de fevereiro.

As Câmaras de Assessoramento Científico visam apoiar na avaliação de mérito de projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação e de formação de recursos humanos, na proposição de mecanismos e instrumentos específicos de avaliação de programas e projetos financiados, assessorar a Fapeam quanto à formulação e implementação de sua política de fomento à Ciência, a Tecnologia e Inovação (CT&I).

Pesquisa e Pós-Graduação

A Câmara de Assessoramento Científico de Pesquisa é composta por sete sub-câmaras definidas pelas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Engenharias; Linguísticas, Letras e Artes. Os componentes totalizam 35 membros, sendo 28 pesquisadores, eleitos dentre os candidatos inscritos nos termos do Edital e sete membros externos, indicados pelas instituições de ensino superior ou de pesquisa.

Já a Câmara de Assessoramento Científico de Pós-Graduação é composta por três sub-câmaras definidas pelas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas, Letras e Artes. Os componentes totalizam nove membros, sendo seis pesquisadores, eleitos dentre os candidatos inscritos nos termos do Edital e três membros externos, indicados pelas instituições de ensino superior ou de pesquisa.

Inscrições de Candidatos

As inscrições para os candidatos interessados em concorrer ao pleito iniciam no dia 28 de fevereiro e seguem até o dia 22 de março.

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa podem apresentar-se como candidatos a membro das Câmaras de Assessoramento Científico, por área de conhecimento. Na Plataforma SigFapeam haverá dois módulos de inscrição: Câmara de Assessoramento Científico – Pesquisa e outro com a descrição Câmara de Assessoramento Científico – Pós-Graduação. A divulgação de candidatos elegíveis está prevista para ocorrer no dia 1º de abril.

Os membros das Câmaras não possuem vínculo empregatício com a Fapeam, sendo suas funções não remuneradas e consideradas prestação de serviço público relevante ao estado do Amazonas.

Acesse o edital em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0012024-processo-eleitoral-das-camaras-de-assessoramento-cientifico-da-fapeam-bienio-2024-2026/

Fonte: Fapeam

Foto: Érico Xavier

Veja Também:

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus realiza ação educativa para marcar o Dia do Motociclista

Jamil Maciel

Wilson Lima e David Almeida assinam ordem de serviço para construção do Parque Gigantes da Floresta

amazonaspix@gmail.com

NOTA SOBRE NÍVEL DO RIO NEGRO

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights