SAÚDE

FCecon tem projeção de 700 participantes para o 7º Pan-Amazônico de Oncologia

Ao todo, serão 96 palestrantes, entre 40 de outros estados e três internacionais, com três salas simultâneas

Com a expectativa de público de 700 pessoas, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), promove, de 23 a 25 de novembro, o 7º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, que ocorrerá no Hotel Intercity Manaus. Trata-se do maior evento voltado para a área da oncologia na Amazônia Legal.

Com o tema “Prevenção, diagnóstico, tratamento, educação e gestão oncológica: uma questão cultural”, o congresso conta com mais de 500 pessoas já inscritas. Paralelamente, também ocorre o 7º Congresso de Enfermagem Oncológica. Ao todo, serão 96 palestrantes, entre 40 de outros estados e três internacionais, com três salas simultâneas.

Conforme o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o 7º Pan-Amazônico reúne diversas ações que tratam sobre o assunto câncer. Ele destaca que o evento permitirá ao congressista a troca de experiências, apresentações de resultados de pesquisas, e debates sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, sendo uma oportunidade única para atualização acadêmica de profissionais e estudantes.

“O tratamento do câncer envolve uma abordagem integral e multidisciplinar do paciente. São médicos especialistas dentro de suas respectivas áreas de atuação, por exemplo, mama e/ou próstata. Soma-se, também, toda a equipe de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e farmacêuticos. Os congressistas terão a visão dessa abordagem sistêmica do paciente durante o evento, além do que há de mais atual sobre o assunto”, pontua Mourão.

Inovações

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, destaca que o congresso traz alguns assuntos inovadores. Ela cita o próprio tema do evento, que busca levantar a discussão com os profissionais sobre a questão cultural durante o processo de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, bem como a humanização do serviço prestado, cuidados com a dor oncológica, dentre outros.

Outro desafio, segundo a diretora, é a incorporação de novas tecnologias para o tratamento do câncer ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Será uma oportunidade para debater o diagnóstico molecular, ou seja, por meio do genoma na oncologia. Quem ganha com tudo isso é a população, pois pesquisadores, comunidade acadêmica, científica e profissional debruçam-se sobre assuntos atuais para a melhoria da assistência ao paciente”, frisa Torres.

Inscrições

As inscrições permanecem abertas, e podem ser feitas pelo site https://www.panamazonicodeoncologia.com/2023, onde o interessado encontrará todas as informações sobre o evento e a programação científica.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Cecon

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus inicia vacinação para servidores da Semed

Jamil Maciel

Ações da saúde do homem serão discutidas em webconferência da Prefeitura de Manaus

Vilhena

Telemonitoramento de pacientes com tuberculose em Manaus é destaque em webinar do Ministério da Saúde

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights