CULTURA

Fim de semana de pensar a Cultura com Encontros Setoriais e Conferência Estadual de Cultura

Encontros Setoriais acontecem neste sábado (20/01) e abertura da Conferência estadual de Cultura ocorre no domingo (21/01)

O fim de semana em Manaus será dedicado à elaboração de propostas para a criação de políticas culturais públicas que nortearão o setor nos próximos anos. A maratona cultural tem início no sábado (20/01), com os Encontros Setoriais, e segue no domingo (21/01), com a abertura da 3ª Conferência Estadual de Cultura, que se estende até o dia 23/02.

No sábado (18/01), segmentos setoriais da cultura amazonense realizarão encontros para debater e elaborar propostas sobre suas respectivas classes. Os encontros acontecerão na unidade de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Darcy Vargas, das 13 às 19h.

Os 18 segmentos setoriais que realizarão seus encontros são: Arquivo, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Circo, Cultura Indígena, Culturas Populares, Dança, Design, Arquitetura e Urbanismo, Expressões artísticas culturais afro-brasileiras, Livro, leitura e Literatura, Moda, Museu, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.

Conferência Estadual

Os Encontros Setoriais precedem a 3ª Conferência Estadual de Cultura, cuja abertura acontece no domingo, às 9h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, e segue na segunda e terça-feira (22 e 23/01), das 9h às 18h. Ambos eventos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e recebem o apoio do Conselho Estadual de Cultura, Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ministério da Cultura e Governo Federal.

O encontro reunirá a classe artística, fazedores de cultura, sociedade civil e mais de 150 delegados eleitos e homologados no interior do estado e na capital. A proposta é debater e propor políticas públicas para o fomento da cultura no estado, que serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.
Tanto a conferência nacional quanto a estadual têm como tema, “Democracia e Direito à Cultura” para nortear as discussões e direcionar as propostas locais e nacionais. Na conferência estadual também serão escolhidos os delegados que irão representar o Amazonas na capital federal.

Programação

No domingo (21/01), a partir das 8h, inicia o credenciamento no Vasco Vasques. A abertura será às 9h, seguindo das palestras magna e informativa e a leitura do regulamento interno.

No período da tarde, das 14h às 18h, serão formadas as salas para discutir cada um dos seis eixos temáticos da conferência: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais. Após às 18h, a praça de alimentação recebe shows musicais de Amy Gregory e Armando de Paula.

No dia 22 de janeiro (segunda-feira), das 9h às 12h, e das 14h às 15h, seguem reunidos os grupos de trabalho (eixos). Neste dia, a programação musical ficará a cargo de Lucinha Cabral e DJ Paulo Brito.

E no último dia, 23 de janeiro (terça-feira), a partir das 9h, será a apreciação e votação em plenária das propostas dos grupos de trabalho. E, das 14h às 15h, a eleição dos delegados. O encerramento está previsto para às 17h. A conferência encerra a programação com o cantor Cabral e a banda Kaboclos. O evento também contará com espaço kids e gastronômico.
No Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) está hospedado o hotsite da 3ª Conferência Estadual de Cultura, onde se encontra disdisponível a programação completa do encontro, além de outras informações sobre o evento.

Fonte: Sec

Foto: Marcely Gomes

Postagens relacionadas

CULTURA – Clã Marikawa e Chermie mostram forçada cultura e presença do povo Kokama na 2ª Mostra de Arte Indígena da Prefeitura de Manaus

Paulo Apurina

Cineclube de Arte recebe ação nacional para incentivar a democratização do cinema

Jamil Maciel

Equipes da ‘Manaus Visão Hack Experience’ apresentaram projetos vencedores no Casarão da Inovação

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights